Coração, Alma, Caminho

Coração, e mesmo caminho escolhido, me vem na hora a fidelidade do cão com seu dono.

Ele não se importa com quem ele vai ou tem, quanto a condição financeira, mas sim, com o carinho e atenção que recebe, e só se bastando do sorriso e do aconchego.

Assim se estabelece, e permanece até o final dos seus dias, demostrando todo seu afeto de gratidão.

Encontrei um carrinheiro, puxei conversa, e ele me disse que a rua era tudo na sua vida, como dormia, onde ele tinha as paradas, quando conseguia matéria para trocas, em noites sem destino programado, mas sabido dos seus pontos. onde venderia para o ganha pão.

O que me fez acionar o momento, foi o modo de como ele tratava seu amigo fiel, como o cachorro correspondia.

Eu aguardava o cunhado Jorge, na fisioterapia, em frente a praça Tiradentes, Curitiba, e nas minhas observações costumeiras, me detive naquela impressionante cena...

Percebi que o rapaz pedia educadamente para o cachorro se agachar, e ficar esperando...

Enquanto atravessava a rua movimentada, justamente, onde eu estava, para pegar alguns papelões, ficava o cachorro, lá, mansinho, deitado apoiando o papo no chão, sossegadamente, aguardando...

Não me contive, agindo de pronto, e inteirado do seu trabalho, me pus a elogiar o comportamento de ambos, pela beleza no comando, apontando para seu carrinho, em que não havia nada que estivesse prendendo, o induzindo a se desembestar para seu dono.

Feito os seus ajuntes, sentindo mais tranquilo, compreendendo da minha verdade, ele me convidou para chegar mais perto, para mostrar as outras artes do seu encantado artista.

O cachorro atendia conforme os códigos dos dedos que lhes foram ensinados, sem petiscos algum:

De pé com a patas juntas; patas simulando um abraço; uma pata levantada para cumprimentos; malabarismos com as duas patas de trás levantadas; fingindo-se de morto...

Até provocamos a parada de uns transeuntes, valorizando aquele momento de descontração, ocasionado por minha curiosidade emocional...

Fiquei, demais, impressionado!

Nos despedimos...

Reforcei meus parabéns, por suas, também habilidades nos tratos, e cada um de nós seguindo o seu caminho, mas não sem antes, os vê-los atravessando a outra rua...

Ao primeiro sinal:

Uma batida na coxa direita, e o cachorro se ajeitando do seu lado, não mais adiante, muito menos atrás do seu dono...

Coração; Alma; Caminho...

José Corrêa Martins Filho
Enviado por José Corrêa Martins Filho em 30/01/2024
Reeditado em 30/01/2024
Código do texto: T7988577
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.