Mundo Moderno

Artur, um homem engravatado e sério conversa com Jair, um homem simples que veste apenas uma bermuda, numa tarde qualquer.

ARTUR (revoltado): A culpa não pode ser sempre minha.

JAIR: Se aquele pilantra não me pagar ele verá o brilho do meu facão.

ARTUR: Todo dia á e a mesma coisa, eu chego à minha casa e a Mirna começa a reclamar de tudo, daqui a pouco até a crise do país será culpa minha.

JAIR: E ai dele reclamar, já faz mais de duas semanas que ele não aparece.

ARTUR: Não pode continuar assim, ouviu? Espera, você por acaso está me ouvindo?

JAIR: É claro, tudinho que você falou. Mas a crise do país é algo que me preocupa também, esses neoliberais vão acabar com a gente.

ARTUR: Não é disso que estou falando, mas sim da minha esposa que vive pondo a culpa em mim por tudo.

JAIR: Calma, se a culpa não é sua não tem porque se zangar.

ARTUR: Eu sei, por isso mesmo estou assim, injuriado, por ouvir um monte de coisa por algo que não tenho nada a ver.

JAIR: Então quem tem a ver?

ARTUR: Nelson, o amante.

JAIR: Como as coisas mudam, corno e amante conseguem manter uma relação amistosa.

ARTUR: Natural, a Mirna e a Raquel vão ao mesmo salão de beleza.

JAIR: Por que não trocam logo de casal?

ARTUR: Não precisa, é melhor pra ambos, não queremos enfrentar juiz, é mais fácil assim, só não tolero o fato do cara fazer bobagem e eu ter que levar a culpa.

JAIR: Calma, ela tem que descontar em alguém e essa pessoa é você, pois se descontar no outro pode acabar perdendo-o.

ARTUR: É por ai, eu pago as contas e o Nelson a satisfaz, e eu me satisfaço com a Raquel que não faz nada, pois o marido dela é quem segura as pontas.

JAIR: Cara, que vida é essa hein. Imagino todos vocês num piquenique ou passando o ano novo na praia, aquele monte de gente no mesmo apartamento, deve ser uma beleza.

ARTUR: E quanto a você, como vai a família?

JAIR: Sabe como é, muitos filhos, alguns netos até. Um filho é pastor de igreja, outro é jogador de futebol, outro se encrenca com traficante.

ARTUR: Que situação, e você não tenta mudar isso?

JAIR: Mudar pra quê? Eles que se virem, meu pai foi assim comigo, não consigo ser diferente.

ARTUR: Mas tem um filho encrencado com droga, isso não é bom.

JAIR: Eu sei, os outros irmãos tentam ajudar, mas ai sai mais briga, o jogador de futebol tenta levá-lo pro esporte, o pastor tenta levar pra religião.

ARTUR: E quem ganha essa?

JAIR: Por enquanto, por incrível que pareça, um filho meu que é homossexual e estuda Moda está convencendo-o de estudar junto com ele.

ARTUR: Ah pára tudo, não deixa isso acontecer.

JAIR: Mas estudar não faz bem?

ARTUR: Que tipo de droga ele está envolvido? Sabe, tem clínica ai que é baratinha.

JAIR: Ô Artur, tu tava preocupado com meu filho nas drogas, ai aparece outro filho que estuda e ta conseguindo tirar ele do caminho ruim.

ARTUR: É que ele...

JAIR: É que ele é homossexual? Deixa, que eu posso fazer, eduquei todos de maneira igual.

ARTUR: É o mundo moderno mesmo.

JAIR: Aliás, quem é o senhor, vivendo uma relação ai toda promíscua, sendo traído e traindo.

ARTUR: Pois é, cada família tem seu fraco.

JAIR: Sim, enquanto você está ai todo engravatado, diretor de empresas, eu sou um pedreiro.

ARTUR: Verdade, ninguém acreditaria que somos irmãos.

JAIR: Nem eu acredito, ah mas deixa isso pra lá, vamos jogar uma sinuquinha.

ARTUR: Sem problema, mas semana que vem você vai jogar tênis, e não aceito não como resposta.

JAIR: Podeixa!

01/01/08

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 01/01/2008
Reeditado em 01/01/2008
Código do texto: T799037
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.