O Ninho Inacabado

09.02.24

516

O casal ia e vinha, com barro e grama no bico, para o poste de luz em que construíam seu ninho. Acompanhava-os todos os dias pela manhã, os Joões-de-barro. São muitos aqui. Na mesma trave de iluminação, havia ao lado mais duas de outros Joões, intactas e aparentemente vazias. Eles queriam construir a sua.

Colocava comida para os pássaros, no topo do muro de divisa com a rua, todos os dias cedo. Vinham em bandos de Canários da terra, com seu peito amarelo, pássaros pretos e rolinhas. Também, alguns Bem-te-vis, com seu grito caraterístico, Sabiás do mar e Gralhas azuis, belíssimas. Observava-os devorarem insaciáveis, deixando sequer migalha. Incrível sua voracidade!

Alguns eram frequentes, já os conhecia, e eles a mim, a ponto de empoleirados na grade de madeira acima do muro, à espera que lhes servisse o café da manhã. O casal de Joões-de-barro era novo, mas no dia a dia, acostumou com a ração e aguardavam também com gritos longos e estridentes.

A casa, ou ninho, começava a se delinear sobre a trave, avistando-se somente o contorno da base. Trabalhavam frenéticos e coordenadamente, um indo buscar mais barro, o outro depositando o seu, ajustando com o bico na parede, que dia a dia, pouco crescia. Demoraria tempo para concluí-la. Eu aguardava, era um passatempo vê-los trabalhar.

Passaram-se semanas. Então, notei que não mais se alimentavam no muro, não os via na grade gritando por comida, e o ninho parecia paralisado. O que acontecera?

Aguardei por alguns dias, olhando para o poste com a construção interrompida, na esperança que retomariam sua obra. Não apareceram mais. Entristeci-me!

O que poderia ter ocorrido com o casal? Gostava vê-los, com sua determinação e companheirismo, na construção do lar para cuidar dos filhotes. E, faziam-me companhia.

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 09/02/2024
Reeditado em 14/02/2024
Código do texto: T7995635
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.