DEPOIMENTO

O cabo Sinésio, da polícia militar, entrou na sala com o acusado para prestar depoimento.

O delegado mandou Severino sentar-se na cadeira de frente para o escrivão e ordenou.

- Diga seu nome, nacionalidade, profissão, número do seu documento e endereço.

- Olhe seu doutor delegado, meu nome é Severino dos Ramos da Silva, mas todo mundo só me chama de Biu Vaqueiro, nasci aqui na Fazenda Mato Verde, do coronel Pacheco, sou vaqueiro derna de que nasci, mas não tenho documento não senhor.

- O que foi que aconteceu no samba que fez com que o senhor matasse dois cabras?

- Olhe seu doutor delegado, eu não quis matar não senhor, só dei uns risquinhos, mas os cabras é que era morredor...

- Mas qual foi o motivo da briga?

- Olhe seu doutor delegado, eu tava em casa terminando o meu laço de couro para a festa da apartação quando Neidinha de madrinha Ceça, passou lá em casa e disse:

– ói Biu, tu qué ir mais eu no samba que vai ter lá na rua?

Aí nós combinemo de eu passá na casa dela logo depois da Ave Maria, porque é um pedaço bom da fazenda até a rua.

Dei uma boa escovada em Trovão, tomei um banho bem tomado, vesti a roupa da festa e cheguei lá na boquinha da noite. Madrinha Ceça deu café pra nós e a gente saímo com Neidinha na minha garupa.

Neidinha era a moça mais bonita da festa com o vestido de chita amarela com rosa vermelha, novinho que ela nunca tinha usado.

Quando cheguemo já tava escuro e a zabumba de mestre Paulo já tava tocano, tinha um candiêro no meio do salão e nós se danemo a dançar.

Aí, eu senti quando Chico segurou no meu braço e disse que eu largasse Neidinha que Léo queria dançar mais ela e que eu levasse ela para a mesa dele.

Ói seu doutor delegado, todo mundo sabe que eu sou um cabra respeitador, de uma família que não tem brigão, mas tem certos desaforo que um home de vergonha na cara não aguenta não senhor.

Aí eu disse a Chico, diga ao seu patrão que Neidinha não é para o bico dele não, que ela tá mais eu e que não é mulher da vida que nem as mulher da família dele.

Aí o cabra puxou o punhal para me furar, eu pulei de banda, mandei Neidinha ir para casa com Trovão, apaguei um candeeiro, mandei mestre Paulo pará o fole e fiquei encostado no poste do candeeiro.

Aí Chico e Firmino partiram para cima de mim, para me mata-me, eu puxei a minha doze para fazê medo, mas Chico não é mole e partiu para me pegar-me, aí prá me defendê dei só uns risquinhos atravessado, não furei não senhor, os dois cabras é que era morredor.

O cabo Sinésio levou Biu Vaqueiro para o xadrez da delegacia.

O delegado, em meia voz, comentou com o escrivão.

O depoimento de Biu Vaqueiro é exatamente igual ao do velho Paulo da zabumba.

O senhor concorda que se trata de legítima defesa sem dolo?

GLOSSÁRIO

Festa da apartação = momento em que os bezerros são definitivamente separados das vacas.

Minha doze = faca peixeira de 12 polegadas.

Samba = no interior Nordestino, nome que se dá a qualquer festa com música para dançar.

Zabumba = conjunto musical com sanfona, triângulo e bumbo.