ONDE ESTÁ?

Eu sei que sou um cabra muito organizado.

Cumpro e exijo que se cumpram os horários estabelecidos, os compromissos e as promessas, mesmo aquelas – depois te ligo.

Alguns conhecidos até dizem que tenho TOC, porque costumo colocar as coisas nos seus devidos lugares, sempre, seguindo aquele princípio da Administração “um lugar para cada coisa, e cada coisa no seu lugar”. Isso é com qualquer coisa, com as roupas, calçados, ferramentas, livros, o diacho a quatro.

Os meus óculos de leitura têm cadeira cativa na mesa do computador pois, uso todos os dias para dar um giro na net, ler livros (pelo menos por uma hora), ver as reportagens tendenciosas e tolices que fazem o universo do zati-zapi e, depois do uso, os óculos voltam para a caixa e a caixa para a gaveta. Ponto.

Mas eles sumiram...

Tenho plena convicção de que procurei por toda parte. Desde os espaços entre os vasos de plantas da varanda, passando por sala, quarto, cozinha banheiro, mesa de trabalho, prateleiras do guarda-roupas, até no latão de lixo.

A caixa vazia, semiaberta sobre o sofá da sala denunciava que eu havia pegado os óculos e dado um fim imprescritível no mesmo.

Devia ter sido jogado fora junto com os restos das podações das plantas que foram transplantadas ontem.

Agora teria que marcar a volta ao oculista, fazer os exames com dilatação de pupila, dizer quinhentas mil vezes aos atendentes das lojas que eu não quero aquelas maravilhosas armações nem as lentes com todos os artifícios ante riscos, ante embaçamento, ante reflexo, foto-cromáticas, etc....

Desisti de procurar sozinho e perguntei a minha mulher. – Você viu onde eu deixei meus óculos de ler?

Ela me olhou com aquela cara de delegado de polícia encarregado de inquerir depoentes. Fez um ar de riso e disse:

- Está na frente do espelho da pia do banheiro.

Tentando não parecer um idiota, esclareci: olhe, eu já procurei esse infeliz por toda a casa. Desde cedo que procuro inutilmente. Bati tudo. Procurei até no lixo...

Sem conter o riso ela disse:

- É, isso acontece até nas melhores famílias...

Fui ao banheiro e os óculos não estavam na prateleira sob o espelho. Gritei de lá mesmo: não estão aqui, não.

Ela respondeu: - Está sim, olhe no espelho...

O reflexo mostrou que os óculos, com as perninhas pregadas nas orelhas estavam montados no meu nariz...

CITAÇÃO

TOC = Transtorno obsessivo-compulsivo