Garoto corta cabelo

- Ei, Darryon!

O interpelado parou de varrer o salão da barbearia e virou-se para Kordell Anthony, um dos melhores cabeleireiros do estabelecimento. Como a tarde ia pelo meio e o local estava praticamente vazio, Kordell havia se instalado numa das confortáveis cadeiras reclináveis, uma revista sobre celebridades nas mãos.

- Fala, Kordell.

- Que tal ganhar um corte grátis da melhor tesoura do salão Foster?

Jimar Cobb, o outro barbeiro presente, deu uma risadinha de desprezo.

- Com certeza não é a tesoura mais rápida do salão Foster - declarou, erguendo os olhos da seção de esportes do jornal que estava lendo.

- A pressa é inimiga da perfeição - minimizou Kordell. E para Darryon:

- Última chamada, pegar ou largar - anunciou, aparentando desinteresse.

O rapaz apoiou-se na vassoura e encarou Kordell.

- Você sabe que eu sempre corto meu cabelo cadete, Kordell. Que experiência maluca está querendo fazer?

O cabelereiro colocou a revista aberta sobre a bancada atrás dele.

- Experiência maluca nenhuma. Você ainda vai ter o seu cabelo curto nas laterais e alto em cima... tecnicamente, pode continuar chamando de cadete.

Darryon concluiu que não valia a pena recusar um corte gratuito. E Kordell era mesmo um dos melhores da casa.

- Tá, mas eu tenho muita coisa pra fazer... não quero que o senhor Foster me pegue cortando o cabelo no horário de expediente.

- Não se preocupe com o velho - replicou Kordell, erguendo-se e pegando uma capa para cobrir a roupa do rapaz. - Eu resolvo com ele, se precisar.

Com um suspiro, Darryon encostou a vassoura numa bancada e sentou-se na cadeira. Kordell ajustou a capa sobre o cliente involuntário e reclinou o assento.

- Vamos começar! - Exclamou, pegando a revista e dando uma longa olhada para a página aberta. Depois, empunhou o cortador de cabelos e começou a desbastar as laterais e a parte de trás da cabeça do rapaz. Até ali, Darryon não estava sentindo nenhuma diferença entre o estilo de corte que sempre usava desde que se entendia por gente e que havia herdado do pai.

- Você vai fazer riscas ou coisa parecida? - Questionou Darryon, que pela posição da cadeira não podia se ver no espelho.

- Não, nada de riscas nem coisa parecida - tranquilizou-o Kordell. - Só um bom e honesto cadete...

O corte levou menos tempo do que Darryon imaginou. Finalmente, a cadeira foi colocada em posição vertical e finalmente ele pôde admirar seu reflexo no espelho.

- Que tal? - Indagou Kordell, mãos na cintura, um grande sorriso no rosto.

- Bom... você não deixou meio alto em cima? - Questionou Darryon.

- Esse é o novo estilo - anunciou Kordell, abrindo a revista para que ele pudesse ver a foto que lhe servira de inspiração: a cantora Grace Jones, ostentando um "cadete" ainda mais radical do que o que ele estava usando.

- Caramba! Ela parece um homem com esse corte de cabelo - comentou Darryon.

Do outro lado do salão, Jimar ironizou:

- Não se preocupe que você também vai parecer, garoto.

- Isso foi um elogio - determinou Kordell, reclinando a cadeira de novo. - Agora, deixe eu fazer os retoques com navalha...

Darryon conformou-se com a ideia de que, se o resultado final fosse muito ridículo, sempre poderia ir até um concorrente e pedir para voltar ao seu cadete habitual...

* * *

Naquela mesma noite, voltando para casa, Darryon encontrou alguns dos seus colegas na esquina da rua onde morava. Eles o cercaram como se ele fosse um extraterrestre.

- Meu irmão... - disse admirado Dwane Mills, um dos astros do time de basquete da escola.

- Irado! - Resumiu outro dos garotos, erguendo a mão direita.

Darryon bateu nela, satisfeito com a boa impressão que havia causado.

- [03-04-2024]