SOB A ÉGIDE noturna, Corisco, montado sobre Relâmpago, avançava velozmente pela estrada iluminada pelo fulgor lunar. O equino, em esforço acelerado nas planícies e passos amplos nas elevações, encarava a inexorabilidade do tempo. Sua missão: salvar a vida de sua mãe agonizante na fazenda. Corisco, agitando as rédeas e clamando, instigava o cavalo.

 

-Voa, relâmpago, pois a vida materna repousa em tua velocidade e na perícia do doutor!

 

Ao atingir a íngreme subida, o cavalo compreendia a lógica do condutor. Relâmpago galopou incansavelmente morro acima. Do topo, divisava-se as escassas luzes da cidade lá embaixo. O cavalo alcançou sua máxima velocidade. Ao defrontar-se com a casa do médico, Corisco desmontou, exclamando:

 

-Doutor Ladislau! Doutor Ladislau!

 

As residências vizinhas se agitaram, luzes se acendiam, vizinhos em trajes noturnos surgiam, curiosos. O médico, de óculos de tartaruga, emergiu de sua morada, censurando a alvoroçada.

 

-Que clamor insistente! Será que ninguém pode gozar de paz nesta cidade?

 

- Doutor, sou eu, o Corisco, filho do Sr. Plinio e da D. Isabel da fazendo Barro Preto. Minha mãe está entre a vida e a morte, só o doutor e o todo poderoso podem salvá-la.

 

Explicado o motivo, o médico, maleta em mãos, consentiu em segui-lo. Observando Relâmpago, sugeriu a Corisco;

 

-Melhor deixar seu cavalo aqui, venha na carruagem comigo, pois a jornada poderia ser fatal para o equino.

 

O animal reagiu relinchando. o relincho de aprovação ecoou, harmonizando-se à ponderação do médico.

 

- Fique meu caro amigo, descanse – disse Corisco passando a mão por entre as orelhas do animal - você merece.

 

Tão logo o doutor examine a mamãe, voltarei para te buscar.

 

Dona Odete, esposa do médico, os observava a porta de entrada.

 

- Deixe-o amarrado a entrada da casa, - disse ela – direi ao criado para cuidar dele. Removendo de sobre ele, a sela, lhe escovar o pelo e dar a ele forragem.

 

Continua....

 

Felipe Felix
Enviado por Felipe Felix em 19/05/2024
Reeditado em 24/05/2024
Código do texto: T8066765
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.