Um novo dia

Darryon empurrou a porta da barbearia Foster, fazendo tilintar a sineta sobre a entrada, e atraindo todas as atenções para ele. Ato contínuo, enquanto a porta se fechava mansamente às suas costas, ergueu como um troféu o diploma que trazia enrolado na mão direita, e escancarou um sorriso.

- Ei! O Darryon voltou! - Kordell Anthony exclamou, parando momentaneamente de mover a tesoura pelo cabelo de um cliente.

- Voltei, e agora vou me juntar à primeira divisão - declarou confiante Darryon, adentrando o salão sob olhares de aprovação ou divertidos dos presentes.

Jimar Cobb, que estava limpando com uma escovinha os ombros de um freguês recém-atendido, comentou:

- Trouxe um diploma de bom comportamento, garoto?

O interpelado olhou-o de relance, enquanto comentava para os demais:

- Não precisam aplaudir, é só o diploma de vencedor do concurso de melhor barbeiro do Freeman Barber College!

Os profissionais que não estavam em atendimento, rodearam o rapaz, dando-lhe tapinhas nas costas. Jimar Cobb foi um dos últimos a se aproximar do grupo, após liberar o cliente.

- Não só o vencedor, mas também a tesoura mais rápida da escola de barbearia, - acrescentou Darryon com orgulho - e também o cabeleireiro mais criativo, segundo o júri!

Pôs a mão no ombro de Kordell Anthony, que estava ao seu lado, e acrescentou:

- Seguindo os passos do meu camarada aqui...

- É isso que é ser um bom exemplo - Kordell ergueu o polegar direito num gesto de positivo.

- ... o qual eu pretendo suceder algum dia - concluiu Darryon com uma piscadela marota.

- Ei! Não tão depressa, Darryon - atalhou Kordell, erguendo as mãos. - Ainda tenho muita lenha pra queimar!

- Algum dia! - Reiterou Darryon com ar brincalhão.

Jimar Cobb, que até então ouvira em silêncio, parecendo remoer os próprios pensamentos, intrometeu-se na conversa:

- Agora, garoto, explique o que realmente significa isso do prêmio de "cabeleireiro mais criativo do Freeman Barber College".

E, encarando os colegas ao redor:

- Eu também estudei lá, se não sabiam.

Darryon olhou para ele, expressão serena, e replicou:

- Significa que eu posso cortar mais do que cabelos masculinos e aparar barbas... também estou oficialmente habilitado a cuidar do cabelo de mulheres.

Diante das expressões estupefatas de alguns dos colegas, Kordell Anthony bateu palmas para chamar a atenção.

- O Darryon é mais inteligente do que muita gente que eu conheço - declarou enfaticamente. - Começou varrendo o salão, e agora pode cortar o cabelo... de quem ele quiser! E aposto que vai ter muito sucesso nisso!

- Não aqui - atalhou Jimar Cobb secamente. - Não atendemos mulheres.

Neste momento, um cliente que entrara na barbearia no início da conversa e acompanhara com atenção o desenrolar da conversa, aproximou-se do grupo e perguntou, em tom de desafio:

- Esse garoto é bom mesmo? Tem diploma e tudo?

Os olhares convergiram para o recém-chegado. Era um sujeito corpulento usando óculos escuros, boné de beisebol com a aba virada para trás, camiseta do Boston Celtics, correntes grossas de ouro no pescoço e calças largas. Provavelmente um membro de gangue ou um aspirante a cantor de rap. Talvez ambos.

- Se você quiser experimentar, não vai precisar perguntar pra ninguém - redarguiu Darryon, aparentando mais calma do que realmente sentia.

O sujeito ergueu o indicador e abriu um sorriso, acolhendo a resposta.

- Você é rápido de raciocínio. Vamos ver se é rápido com a tesoura.

E sentou-se numa cadeira próxima, antes de exclamar:

- Faça a sua mágica, garoto!