O Homem Moderno

Seu Antônio, assíduo frequentador do barzinho de propriedade de minha família, era uma pessoa alegre, otimista e cheia de energia, beirando aos 60 anos.

Casado há uns 25 ou 30 anos, pai de 4 filhos, de repente, talvez não causando muita surpresa, foi abandonado pela sua esposa.

Seu Antônio passou então a viver sozinho. Já sua ex-esposa rapidinho encontrou um novo amor e passou a morar com ele.

Três dos 4 filhos, foram morar com ela, ficando um com seu Antônio.

Para espanto dos amigos, vizinhos e inimigos em geral, seu Antonio, passou a freqüentar a casa da ex, participando de festas, jantares e pequeniques, fazendo amizade com o digamos, rival? ricardão?

O fato é que um amigo da onça, digo, de seu Antônio, resolveu tirar a situação a limpo, perguntando em alto e bom som, em meio a bastante gente é claro, o seguinte:

-Antonio, você não tem vergonha de andar misturado com essa gente, a mulher te traiu e abondonou, o cara dorme com ela e você lá participando de festinhas e churrascadas? Perdeu o capricho?

Seu Antonio, não perdeu a calma e respondeu de dedo em riste, bem alto para que todos ouvissem:

- Eu sou um HOMEM MODERNO, e não ligo para lambanças. Ela não gostava mais de mim, não tinha razão para continuar a viver comigo, já tinha conhecido o outro. Você acha que eu deveria brigar ou matar por isso e perder o respeito e o carinho de meus filhos?

Visito a casa, como e bebo, faço festa junto, com ela, com o ele e com todos os meus filhos que é bem melhor do que ficar sozinho, amargurado e remoendo dor de cotovelo.

O "amigo", perdeu o rebolado e não perguntou mais nada, os demais ficaram admirados da coragem e sinceridade daquele homem humilde.

Oito meses após o acontecido, seu Antônio morreu de ataque cadíaco, enquanto pilotava sua moto em uma estradinha do interior.

Deixou muita saudade nos amigos e familiares.

Anamar Quintana
Enviado por Anamar Quintana em 20/01/2008
Reeditado em 06/04/2008
Código do texto: T825388
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.