O JOGO SÓ ACABA NO FINAL

JOGO SÓ ACABA NO FINAL

Serjão Se levanta. Ele é bem mais alto que os demais. Neste momento parece muito mais alto, ainda. A voz que sai de sua garganta vem do fundo. Só quem joga e vê que vai vencer um grande adversário sente isso:

- Cocorococó. Galo! – Bate com força com a pedra de dominó em cima da mesa. – Cinqüenta! – Volta a olhar com ar de desdém os adversários: - Mais cinqüenta! Agora, agora: Dominó com mais vinte pontos.

Sua parceira se levanta, bate com as mãos espalmadas nas mãos de Serjão. Sorriso de vitória de orelha a orelha.

Os adversários consultam um ao outro: que azar. Cézar acompanha a contagem dos pontos.

- Ei, ei ainda faltam 5 pontos.

Alemão fala desolado:

- Deixa pra lá parceiro. Nós só temos 15 pontos e eles 195. Vamos levantar que tem dupla esperando.

- E daí – disse Cézar teimoso. - A partida só termina aos duzentos. Eu jogo até o fim.

Maria Rita, companheira de Serjão, dá de ombros e comenta:

- Se eles querem sofrer até o fim, vamos lá. Problema deles. Vai ser um capotão.

Aos adversários, alemão e Cézar, compete mexer as pedras. Serjão é o primeiro a escolher suaas sete, depois Maria Rita. Serjão olha com o rosto impassível e sai jogando. Carroça de quina:

- Dez pontos - diz ele. – É pra acabar.

Alemão só tem uma quina; Cinco e branco. Faz dez pontos também ele.

- Marca ai – diz ao marcador. – Vamos ver se saímos do capote.

Ele não sabiam que Serjão saíra forçado com o único doble que tinha: carroça de cinco. Alemão só tinha o cinco e zero. As outras cinco pedras de quina estavam na mão de Cézar, que se esforça para disfarçar sua alegria.

Maria Rita joga branco e duque. Cézar bate os braços imitando um galo, enquanto joga duque e quina.

- Galo, mais quinze pontos da mesa. – Volta a jogar quina e terno, e Serjão olha constrangido pra Maria Rita:

- Não me deram dessas ai, não! Pago 20 pontos de multa.

Ai numa sucessão de passes e pontos, a partida acaba empatada.

Cézar bate o jogo e vão conferir a garagem: 5 pontos. Suficiente para ganhar o jogo numa virada sensacional.

Serjão joga as pedras que tinha na mão, em cima da mesa. Maria Rita dá um soco de desespero no ar. A partida acabou. Outra dupla viria desafiar Cézar e Alemão.

(Contado por Indianara)

Luiz Lauschner
Enviado por Luiz Lauschner em 07/03/2008
Reeditado em 07/03/2008
Código do texto: T890540
Classificação de conteúdo: seguro