AS CARTAS NÃO MENTEM I

Ano Novo...depois de passar quase toda a noite procurando o endereço, finalmente Sofia chega ao lugar certo. Já é quase de manhã. Uma dúvida toma conta...será que chama seu amigo na porta??? Como se fôsse chamado ele chega até a porta e a convida a entrar. E iniciam o diálogo:

- Poxa cara, difícil achar tua casa. Saí ontem às 3 hs da madrugada do meu bairro, pois me lembrei do seu convite de vir passar o ano novo aqui com vocês e só consegui chegar agora. Fiquei a noite toda procurando (sorri).

-Ele, com cara de sono. É fiquei a noite toda te esperando. A festa foi até altas horas da manhã. E fomos dormir quase as 5 hs.

-Nessa hora já estava aqui no seu bairro, te procurando. Esqueci o endereço na outra bolsa.

Após esclarecerem o acontecido. ele a convidou para entrar e que ficasse na casa até que a família toda levatasse. Ela aceitou, encostou-se na poltrona e ali adormeceu pois ainda não havia dormido.

Lá pelas 10 h uma mulher a acordou e se apresentou com a companheira de seu amigo, dizendo chamar-se Lucia. Meio tonta e perturbada Sofia tentou localizar onde estava, despertou e foi lavar o rosto, enquanto a dona da casa ia fazer um café, contando sobre a festa do dia anterior. Disse inclusive que a esperaram, mas como demorava resolveram começar a ceia. Sofia se desculpou dizendo que sua família, que nunca havia feito ceia de Ano Novo, decidiu naquele ano comemorar e que ela não podia se ausentar, pois todos os irmaõs estavam juntos. Mas que logo que se desvencilhou do compromisso tomou um taxi e partiu para atender ao convite.

As duas mulheres se identificaram de cara e juntas providenciaram o almoço. Mais tarde Lúcia comentou com Sofia:

_Eu sei que você joga cartas. Poderia botar as cartas pra mim???. Sofia que andava sempre com seu tarô de Marselha na bolsa não se recusou. E para sua surpresa Lucia também lia cartas -- tarô egípcio. E as duas jogaram cartas uma pra outra. Sofia sugeriu que Lucia jogasse primeiro. E assim foi feito:

- Lucia: Você vai se envolver com um rapaz do seu trabalho.

-Sofia: Que bom, estou mesmo interessada em uma pessoa. Até já trocamos alguns discos e livros e ele é sozinho, não representa nenhum perigo pram im e nem corro risco de causar infelicidade pra alguém...disse pensativa

- Lúcia se mostrando preocupada: mas a relação vai ser meio sofrida.

Logo após as posições se inverteram.

-Sofia: Você vai ser traída pelo seu companheiro. Alás ele é meio mulherengo e já vi isso nas cartas que li pra ele.

- Lucia: É, não posso negar. Ele já me traiu outras vezes, mas...só fico sabendo por outras e nunca confirmei.

-Sofia: Dessa vez é sério. No final deste semestre vocês estarão separados e o mais tardar, até setembro, ele estará morando com outra mulher. Lúcia ficou lívida ouvindo e ficou mais interessada quando Sofia lhe falou sobre seu estado de saúde.

É que Sofia vira nas cartas informações que não agradou mostrando que Lucia estava muito doente e tentou alertá-la, sem querer assustá-la.

-Acho que você devia procurar um médico. Você apresenta problemas no sistema metabólico - pâncreas, baço, fígado, etc..nessa região. E no futuro terá problemas no sistema reprodutivo.

Lúcia quis saber mais detalhes mas Sofia desconversou prometendo olhar melhor em casa sobre este aspecto. Muito mais tarde, às 18 hs se despediu de seu amigo -- Fernando - e de Lúcia e foi para o ponto de ônibus. Quando ia sair Fernando se ofereceu para acompanhá-la.

Eles moravam num bairro no litoral, um pouco distante de Ônibus e não havia táxi por perto. E Sofia pegou o ônibus pensativa em tudo que vira e ouvira.

Chegando em casa viu novamente as cartas e o problema de saúde de Lúcia se confirmou. No outro dia cedo o telefone toca e quando Sofia foi atender era Lúcia:

-Esta noite quase não consegui dormir, preocupada com o que você me disse. E além disso venho sentindo umas dores meio estranhas nesta região que você apontou que teria problema.

-Sofia: Lucia não se preocupe, nem fique impressionada, pois nem sempre o que as cartas mostram é o real...mas pra tirar qualquer dúvida procure um médico. Se despediram e Sofia foi tomar banho. Pretendia sair, dar uma desanuviada pois tudo isso a deixou meio cabreira.

-Passaram alguns dias e para surpresa de Sofia a mulher com quem Fernando ia se envolver era ela própria. As cartas não mentiam, e comprovaram essa verdade alguns dias após.

E o mais triste ainda...tudo que ela viu em relação a outra nas cartas se confirmou, Lucia ficou muito doente, tendo inicialmente câncer no baço, pâncreas (em épocas diferentes) e depois de dois anos no sistema reprodutivo, sendo obrigada a fazer uma histerectmia.

Sofia ainda tentou fazer com que Fernando voltasse para sua ex e filhos, mesmo o amando muito, pois se solidarizava com a dor e sofrimento da outra que, de certo modo se tornara uma pessoa cara pra ela. Mas tudo em vão, já não existia mais amor entre os dois. A Sofia só restou dar apoio de longe e também apoiar Fernando, que, mesmo ausente de casa, se fez presente junto a Lúcia nestes momentos difíceis.

(conto baseado em fatos reais)

Vitória/ES - Em 07/03/08 -