"Por Pouco, Muito Pouco, Pouco Mesmo" = Fato real=

Algum tempo antes de mudar-me para Santos parei na padaria da qual era freguês assíduo e constante, na avenida José Joaquim Seabra, no bairro Rio Pequeno, e ao chegar ao balcão reparei que mais de vinte pessoas esperavam alguma coisa. Todas de braços cruzados e olhando para a frente, estáticas. Uma das atendentes logo me perguntou o que eu desejava e eu pedi os dois litros de leite e os oito pãezinhos de todos os dias.

Em um minuto peguei o que comprara, passei pelo caixa, paguei, saí, e no carro comentei com minha esposa:

- Poxa, amor...Estou com cartaz na padaria. Estava cheia de gente esperando e me atenderam logo que fui entrando. Me passaram à frente de todo mundo.

No dia seguinte, um sábado, voltei à padaria e logo o dono e todos os funcionários se aproximaram de mim, curiosos:

- Seu Fernando, o senhor não reparou em nada diferente ontem à noite?

- Não. Nada. Havia alguma coisa pra reparar?

O pessoal riu gostosamente e o dono me contou o que havia acontecido:

- A padaria estava sendo assaltada. O senhor pegou o que comprou, pagou no caixa e não viu a arma apontada pra sua cabeça. O bandido pôs a arma perto da sua orelha e disse que o senhor não podia sair daqui. O senhor olhou pra ele, cumprimentou com a cabeça e foi andando. Só não levou um tiro porque o outro bandido não deixou. Disse ao colega que o senhor não havia visto nada, que o senhor estava distraído, e olha que o cara já estava com a arma engatilhada pra lhe dar um tiro. Foi por pouco. Muito pouco mesmo.

Gelei ao ouvir aquilo. Eu podia estar morto por simples distração. Teria levado um tiro na cabeça por estar com o pensamento longe dali, possivelmente em alguma coisa que eu “escrevia” na cabeça antes de chegar ao computador. Agradeci, em meu íntimo, ao “bonzinho” que não deixara o colega estourar meus desligados miolos.

Uma dúvida persiste até agora em minha cabeça: em outra situação como essa, qual seria a melhor atitude a tomar? Seria estar alerta e pronto a obedecer ou estar distraído e ir andando sem perceber coisa alguma? Qual é o seu palpite?

Fernando Brandi
Enviado por Fernando Brandi em 25/03/2008
Reeditado em 25/03/2008
Código do texto: T915779
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.