Mister Fofão

“Mister Fofão”

- Pai, você pode passear com ele, hoje?

- Sim, claro. Mas hoje eu tenho muuuita coisa a fazer, vai demorar.

- Não tem problema. Eu vou estar acordada na hora que você chegar.

- Tudo bem, atééééé!

Coloco-o no banco traseiro da moto. Pouco equilíbrio e chama muita atenção, além do mais esqueci o capacete, o casaco de couro e a bota. Equipamentos imprescindíveis para qualquer percurso. Soquei o bicho na minha mochila de tanque.

- Bom diiiiiiiiiiiiiiia!

- Bom dia, Dr.João!

- Tem cirurgia?

- Claro, duas. E vai dar tudo certo!

- Boa sorte, amigão.

- E esse aí?

- É o Mister Fofão, está passeando comigo.

Visita ao apartamento 205. Alta hospitalar. A paciente abraça com carinho infinito o Mister Fofão e agradece sua presença. Diz que com certeza vai ficar boa mais rápido.

Centro cirúrgico. Vídeo-histeroscopia. Alguns cuidados de assepsia e de higiene. Mister Fofão não está acostumado. O anestesista o apresenta à nova paciente e esta dá um longo sorriso. E ele a acompanha durante todo o ato. A equipe inteira pede a sua companhia. Ele tira fotos e até dá uma passadinha na escovação, na central de material e na porta da autoclave. Ele sente calor, mas passa rapidinho.

- E agora, vai levar ele pra onde?

- Vou para a Athletics.

- Academia?

- É.

Troco de roupa e as crianças que estão no vestiário se surpreendem ao ver este insólito amigo com um adulto. Algumas cobertas de preconceito me gozam. Outras declaram que têm companheiros semelhantes. Mas rapidamente tudo vira festa e Mister Fofão aprende uns golpes de caratê. Ele gostou muito do Sei-Ken.

- Ô João, você vai carregar ele pra todo lado?

- Vou. Ele vai fazer os exercícios comigo.

- Ele pode me ajudar, também?

- Claro.

Sou cercado de olhares curiosos. As pessoas não conseguem me abordar e perguntar. Têm medo. Riem. Mas o professor Erik me conta. O efeito da presença de Mister Fofão é benéfico. Traz alegria. Várias teorias acerca dessa figura ao meu lado, são disparadas: Terapia? Promessa? Palhaçada? Teste? Loucura?

O almoço em casa transcorre tranqüilo. Lindo foi o encontro inesperado no trânsito. Ela o abraçou como se ele, fosse eu. E que abraço apertado e sincero. Mas em cima da moto, não pude retribuir.

- Dr. João, o que esse animal faz aí?

- É da minha filha, pediu para passear comigo o dia inteiro.

Das doze pacientes que atendi, todas repararam nele. Mas também é lógico, estava sentado do meu lado esquerdo, na mesa de consultas. As que já eram clientes antigas, brincaram muito e duas até solicitaram para ele ir junto ao exame físico. Não achei muito ético, mas como ele é isento de malícia, foi. Afinal, o pedido é da paciente e essa é quem escolhe se seu acompanhante permanece durante todo o ato da consulta. As três de primeira vez adoraram, e perguntaram se ele estaria lá no retorno. Engraçado como a mais velha e a mais nova foram as que mais se afeiçoaram ao Mister Fofão.

- Uah! Uah!

- Faaaaaaaaala monster!

- O que é isso?

- O Mister Fofão!

- Ahahah! Que doido, cara. Eu não acredito que você passou o dia inteiro com ele...

- Foi.

- Ele vai nadar? Jogar pólo?

Eu não poderia explicar que todos da sua raça nadam muito bem e até mergulham. Já os vi buscando salmões no fundo de pedras da Península de Kenai... Mas para protegê-lo de uma possível gripe ou da bronca da minha filha quando eu retornar molhado com ele, só deixei brincar um pouquinho...

Novamente as opiniões são diversas, alguns já até tinham notícias da passagem matinal do peludão pela academia, de manhã. Ele estava ficando famoso... Treinei bem e fomos ao Cine Clube da Faculdade de Medicina.

O escuro do cinema não o afetou. Participou ativamente dos comentários e as meninas foram especialmente meigas com ele. O mesmo retribuiu com o seu sempre caloroso, abraço. O dia estava findo, eram mais de nove e meia da noite.

- Oi, filha.

- Oi, pai. Como foi o dia com o Mister Fofão?

- Agitado. Mas ele fez o maior sucesso.

- Onde o senhor foi com ele?

- Em tudo. No hospital, no consultório. Na academia, no pólo-aquático. Até na Faculdade, no cine clube.

- De moto?

- É, mas bem seguro.

- E aí, o que o povo disse?

- Quase nada, pelo menos não na minha frente. Mas ele trouxe muita alegria às pessoas, isso eu senti.

- Quer saber pai?

- O quê filha?

- O senhor é o meu Mister Fofão, de verdade. Sempre animado, feliz e sorridente. Vai ver o pessoal achou isso também.

- A intenção é essa, filha. A intenção é essa...

JB Alencastro

JB Alencastro
Enviado por JB Alencastro em 25/03/2008
Código do texto: T915887
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.