A gafe do professor Ricardo

O professor Ricardo é um sujeito irônico e irreverente, já é aposentado, mas não suportou ficar em casa o dia todo, então prestou novo concurso e voltou a lecionar. Ele é um sujeito enxuto, com um metro e noventa de altura, não aparenta sua idade de 65 anos. Por causa de seu tamanho o apelidaram de professor "Ricardão". Ele leciona Geografia e Sociologia. Já foi muito religioso, agora é irreverente e irônico, mesmo dentro da igreja, debochando do que não concorda, até durante a missa(será que desiludiu-se com a religião?).

Mas o fato que vou contar aconteceu na escola mesmo. Em uma certa noite de setembro, o professor Ricardo ministrava aula de Geografia, para uma turma de Jovens e Adultos do Ensino Médio, quando um aluno convidou-o para uma festa. No mês de setembro aqui no Rio Grande do Sul se comemora a Semana do Gaúcho, e é tradicional se realizarem festas com cantores de música gaúcha animadas a base de gaita e violão, durante a semana toda. Nós temos na cidade um cantor de música gaúcha que é uma pessoa muito autêntica, usa um cabelo comprido está sempre pilchado de chapéu,bombacha e lenço no pescoço. Toca gaita e canta no maior estilo de gaúcho regionalista, até no nome artístico: TIBÚRCIO DA ESTÂNCIA. É figura obrigatória nas comemorações da Semana do Gaúcho na cidade e região. Ele faz o maior sucesso por aqui.

Ocorre que o aluno disse para o professor, que a festa ia ser grande e animada e acresentou entusiasmado, que iria se apresentar em um show especial, o TIBÚRCIO DA ESTÂNCIA.

O professor, imediatamente, começou a destilar seu veneno, ironizando o artista.

Dizia ele que com seu ar irônico e seu sorriso debochado:

- Tiburcio da Estância, grande coisa. Além de ser feio, tem aquele cabelão comprido. Acho que nem lavar o cabelo ele lava. Banho também acho que não deve tomar. Me parece que está sempre com a mesma bombacha. Gaúcho de meia pataca isso sim. Fala que canta mas de cantor não tem nada.

Enquanto ele falava isso e outras "cositas mas", a turma de alunos foi ficando cada vez mais calada e boquiaberta. Alguns arregalavam os olhos de espanto.

O professor começou a desconfiar da atitude dos alunos e lá pelas tantas, depois que já havia falado muita besteira, perguntou:

- Por que esse ar de espanto? Têm algum parente doTibúrcio, aqui na sala, por acaso?

O aluno que havia feito o convite e que deve ter se arrependido muito, respondeu:

- Parente não têm não professor, mas a esposa dele é essa colega aqui, que está sentada no meu lado direito.

A turma caiu na gargalhada e o professor muito vermelho e envergonhado, murmurou algumas desculpas, sentou-se em sua mesa e não levantou mais a cabeça até o final da aula de geografia.

Quando tocou o sinal, ele saiu rapidamente da sala e ainda ouviu-se sua risada nervosa e irônica ecoando nos corredores da escola.

Anamar Quintana
Enviado por Anamar Quintana em 21/04/2008
Reeditado em 22/04/2008
Código do texto: T956231
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.