"O Padre Voador" = Crônica=

Um de meus irmãos foi alimentado durante alguns meses, na primeira infância, a leite de égua, recomendado para o combate às suas pneumonias um tanto quanto freqüentes. Todos os dias um sujeito parava à porta de nossa casa, no interior de Minas, há sessenta anos atrás, ordenhava na hora uma égua, e entregava o leite à minha mãe, que logo o servia a meu irmão. Deu certo. A receita funcionou bem. Tanto é que ele está vivo e forte até hoje. Mas quando expressava alguma idéia maluca, na infância ou na juventude, logo um de nós lembrava que quem já foi alimentado a leite de égua só poderia ter mesmo idéias de jerico.

Vai ver o coitado do padre que o vento levou junto com seus balões, também foi alimentado a leite de égua. Tremenda idéia de jerico a dele: viajar em uma cadeira pendurada em mil balões enchidos a hélio. Dá pena, mas, ao mesmo tempo, me dá vontade de rir quando penso na figura pondo em prática sua idéia pra lá de maluca.

Li que o último contato dele foi para perguntar como funciona o GPS (Guia de Padre Suicida?). Vê se pode...Levou o aparelho sem saber como funciona...Isso é que é noção de segurança...

Sinceramente, apesar do tempo decorrido, espero que ainda o encontrem são e salvo. E que o ocorrido lhe sirva de lição. Que aprenda a dar mais valor à sua vida.

O verbo defenestrar vem da palavra francesa “fenêtre” (janela). O padre pode ter contribuído com mais um verbo para o nosso rico idioma: desapadrecer= desaparecer pendurado em balões.

Fernando Brandi
Enviado por Fernando Brandi em 29/04/2008
Código do texto: T967696
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.