MEBI

M.E.B.I

Em março de 91

Certa vez, quando o homem era projeto de qualquer coisa, 3 seres de universo encontraram-se numa esquina da via-láctea. Rememoravam velhas conquistas de seus respectivos passados.. Após muitas risadas e gozações mútuas, entraram em um ‘bulixo’ muito freqüentado, por causa de seu famoso coquetel ‘buraco-negro’. Mas quem eram esses personagens? Ouçam suas conversas:

-Então, SENHORA MECÂNICA, preferes que a chamemos de NHÓCA?

- É óbvio, MADAME ELETRÔNICA, da mesma maneira que você é chamada de MÔNICA e DONA BIOGENÈTICA de DÓBI.

-Certo, certo (DÓBI quem fala), e quanto ao nosso velho sonho? Que acham?

-Acho que com esse universo à beira de mais um caosinho, é hora de pô-mo-lo em prática!

-Isso, MÔNICA! Agora é hora!

-Bem, NHÓCA, ce sabe que da última vez foi a mesmo conversa, mas não deu em nada.

-É isso ai, DÓBI, completa MÔNICA.

-Porém, amiguinhas, agora, após larga reflexão...

-Matemática? Interrompe DÓBI.

-Sim, sim. Após uma aguda consulta neuronial, achei o parâmetro básico para que formemos nossa sociedade para o estudo dos corpos celestes. Agora a M.E.B.I. sai!

-É mesmo?! Exclamam parcialmente admiradas as outras 2.

-E como é isso? ( pergunta MÔNICA).

-Simples! Sorteio!

-Que?!? Absurdo!!!

-Infâmia! Discrepância! Mas onde já se viu isso!?! E ainda diz que fez uma aguda consulta!?!??? Vá te catá!!

-É isso mesmo, NHÓCA! Que ce ta pensando, sua doida? Sorteio?? Como diriam os vermes: Isso é pecado!

-Tá bem, ta bem! Que droga! Mas, pela deusa, vocês vêem outra solução?!!

As outras 2 se entreolham e, é lógico, envergonham-se, pois onde já se viu as integrantes de uma seita como a delas chegarem ao ridículo da exacerbação?

Ora, isso era coisa para aqueles que não tinham a lógica como guia.

-Bom, NHÓCA, vamos analisar isso com calma.

-É, completa MÔNICA, vamos analisar com calma...

Bom, agora as 3 vão falar de assuntos, parâmetros e diretrizes e outras cosias geométricas, que não nos cabe tentar compreender. Mas algo precisa se esclarecido. Porque a exacerbação de MÔNICA e DÓBI? Que há de tão horrível num sorteio? É simples: Em primeiro lugar cabe uma explicação sobre o que é o sorteio. É que as 3 senhoras (respeitáveis), haviam decidido alguns anos-luz atrás, formar uma sociedade: a M.E.B.I.. Como poderão notar, tratam-se das iniciais de seus nomes. DÓBI, com sua aparente (pelo menos ela pensa assim) superioridade e grande eloqüência, conseguiu colocar 3 letras de seu nome no nome da sociedade, pois disse que assim soaria melhor.

Bem, e como as mesmas já haviam dito, trata-se de uma sociedade para o estudo dos corpos universais. E como isso seria feito? Simples, cada uma delas assumiria a forma de um astro qualquer do universo e após um determinado tempo (bem longo, diga-se), voltariam a reunir-se para contar as experiências. Realmente, admitamos, é uma forma bastante interessante para adquirir conhecimento, não?

Bem, e porque o veto ao sorteio? Simples, MÔNICA e DÓBI achavam-se superiores entre si, e as 2 sobre NHÓCA. Então, cada uma delas, pelas suas lógicas (na verdade, incompreensíveis para nós), desejam ser estrelas. Ser estrela era o máximo. A estrela era considerada a criadora, o início, a mãe. Certa vez, em um culto, chegaram a ouvir que a estrela era a mãe da deusa.

Bom, por isso tudo, um sorteio soava como vantagem para NHÓCA, já que esta não teria aptidões para chegar a ser estrela (como imaginavam as outras 2). Mas a lógica permaneceu, pois todas elas vinham escutando falar muito mal duma tal de ‘microquimiocronophotobiometria’, que estaria nascendo e dese3nvolvendo-se em algum canto do universo, e que, bem provável, acabaria por impor-se à qualquer outra filha-da-lógica que existisse. Por isso, para aproveitar do prestígio que cada uma delas ainda tinha (uma mais, outra menos), optaram pelo sorteio, pois ninguém podia prever o que aconteceria quando a ‘tal’ nascesse.

Vejam: quem segue o bom caminho da deusa, jamais deixa-se levar pela intolerância e sempre acaba guiado por decisões sábias, justas e fraternas.

Lógico que o sorteio teve ‘regras’. DÓBI, como era de se esperar, conseguiu ter 3 números, de um total de 6 que fariam parte do sorteio (não é preciso dizer que trata-se de um dado, né?). MÔNICA, com o ainda relativo prestígio que tinha, ficou com 2 números. NHÓCA...

As 3 haviam escolhido 3 astros a serem sorteados: Uma estrela (Procyon); o planeta Saturno (que erroneamente pensaram ser um cometa); e a Terra, que acertadamente imaginaram ser um planeta.

Pela santa e amada e venerada lógica, era de supor-se que DÓBI seria Procyon. Pois é exato. MÔNICA é Saturno. NHÓCA está lá embaixo, naquela coisa (ainda) azul.

O tempo aqui não pode ser levado em conta, mas apenas as conseqüências. DÓBI PROCYON estava orgulhosa. Poder-se-ia dizer ‘estufada’. Sim, pois agora ela era uma estrela. Sim, ela estava estufada com razão...

MÔNICA SATURNO chega aos anéis. Por trás da bruma, vê que aquilo é um mísero planeta. Indiguina-se a princípio. Porém, reparando nas cores, nas formas e aspirando a névoa, sente algo estranho (estranho para seres lógicos). Sente-se tão bem, que pensa em nunca mais sair dali. Esquece até da deusa. Agora apenas flutua por entre seus anéis. Flutua na bruma.....flutua....

NHÓCA TERRA encontrou seres primitivos. Acabou afeiçoando-se à eles. Tenta ajudá-los, porém não entende com raciocinam eles, Ora lhes ajuda com um arado, dali a pouco tem que fazer-lhes um revólver. È estranho. Pensa nas companheiras e que dali a alguns séculos (agora pode pensar assim.no tempo) encontrar-se-íam. Pensa na MÔNICA, em quem era mais chegada. Olha pros anéis lá longe. Nisso vê uma estrela cadente..

Bulixo: bar

Nhóca (Gnoca), dialeto italiano: boba, tola.

César Piscis
Enviado por César Piscis em 29/11/2008
Código do texto: T1309159
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.