O LOBO MAU DA ITÁLIA


(Capitulo final)

Republicação dedicada ao poeta Edson Gonçalves Ferreira.



_Vós não deveis temer a boca de um pequeno animal, antes deveis temer as chamas da boca do inferno. Tornem ao Senhor Deus, queridos. Façam penitencia dos vossos pecados e Deus vos livrará do lobo no presente e, no futuro, do fogo do inferno.

Dito isto, Francisco acrescentou:

_Ouvis irmãos meus! O irmão lobo que está aqui diante de vós, me prometeu e até firmamos aliança, de fazer a paz com vós e de não ofender-vos nunca, em coisa alguma. E vós deveis prometer de dar a ele as coisas de que necessita para viver.

Então todo o povo prometeu alimentar o lobo enquanto vida ele tivesse.

E San Francisco, ali diante do povo, disse ao lobo:

_E tu, irmão lobo, prometes observar este pacto de paz, que não ofenderás nem aos homens, nem aos animais, nem a nenhuma criatura?

E o lobo ajoelhou-se e inclinou a cabeça num ato de aceitação. E abanou o rabo e moveu as orelhas, demonstrando a todos que estava disposto a cumprir o pacto.

Mas Francisco continuou:

_Irmão lobo, eu desejo que tu me dês prova desta promessa, como fizestes lá no campo, fora das portas desta vila. Assim, diante deste povo, me faças prova desta aliança. Proves que tu não me enganarás.

Então o lobo novamente levantou a pata direita e a colocou sobre a mão de Francisco.

E o povo da vila alegrou-se muito. E fez muita festa louvando e bendizendo a Deus, o qual havia mandado San Francisco para livrá-los da crueldade do ex- lobo mau.

E desde aquele dia o lobo passou a conviver mansamente entre os camponeses. Ele entrava e saia das casas, brincava com as crianças e nunca nenhum cachorro sequer latiu pra ele.

E assim ele viveu sendo alimentado pelos camponeses até sua morte. E todos se entristeceram, pois haviam aprendido a amar o velho lobo.


***

Nota: Eu gosto de contar esta estória mostrando as fotos da pequena e linda cidade de Gubbio, onde a lenda é contada como verdadeira. Recordo-me que almocei num restaurante localizado num pequeno castelo onde o garçom fez questão de nos contar a lenda do Lobo de Gubbio, chegando ao exagero de dizer que o tal lobo foi alimentado pelo cozinheiro do senhor daquele castelo onde estávamos. 

Minha sobrinha Sofia gosta de ouvir a voz do lobo nos diálogos com Franceso. É claro que esta parte é pura invenção da tia coruja. O lobo fala com sotaque italiano, ou, às vezes, diz frases inteiras nesse idioma, a credibilidade fica maior.  Sua irmã Luisa, de apenas três anos e meio, ainda está na fase de misturar as estórias, e sempre pergunta pela Chapeusinho Vermelho.

Francico de Assis foi um servo de Deus. Tudo que ele realizou nesta terra foi usando o nome de Jesus, por que ele sabia que Este nome tem poder. Ele sabia também que toda honra e toda gloria pertecem ao Senhor Deus.

Hull de La Fuente)


Hull de La Fuente
Enviado por Hull de La Fuente em 31/03/2009
Código do texto: T1515511
Classificação de conteúdo: seguro