A Sabedoria infantil

A Sabedoria Infantil

Um cientista muito preocupado com os problemas do mundo passava dias e dias no laboratório a estudar meios de minorá-los. Certo dia, o filho de sete anos entra naquele santuário de pesquisa decidido a ajudá-lo.

O cientista enervado pela interrupção do filho, tenta fazer com que o filho vá brincar noutro lugar. Percebendo que seria inútil demove-lo do intento, passou a procurar alguma coisa que pudesse distrair a criança.

Sobre uma mesinha havia uma revista - ali estava o que ele procurava; o mapa do mundo. Destacou a página da revista, cortou-a em pequenos pedaços e entregou-os ao filho juntamente com uma fita adesiva e disse: filho, “você gosta de quebra-cabeça”? Então dar-lhe-ei o mundo para que o conserte. Veja se você consegue consertá-lo bem direitinho, mas faça tudo isso sozinho.

Pelos cálculos dele, a criança levaria dias para recompor o mapa e foi surpreendido quando minutos após, o filho chama-o, “papai, papai, eu já terminei de consertar o mundo todinho!”.

A princípio: o pai não deu crédito às palavras do filho. Seria impossível que uma criança nessa idade conseguisse recompor o quebra-cabeça de um mapa que não o conhecia.

Relutante: o cientista levantou os olhos das anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para surpresa: o mapa estava totalmente reconstruído, pedacinho por pedacinho, todos nos respectivos lugares e exclamou. Como seria possível!

Voltou-se para o menino e inquiriu-o, “você não sabia como era o mundo, como conseguiu tal proeza”?

Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou a página da revista para picá-la, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você deu-me o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui, foi ai que me lembrei do homem e virei os recortes e passei a consertar o homem que eu sabia como era. “Quando eu consertei o homem e virei à folha, eu percebi que havia consertado o mundo”.

Autor desconhecido:

Revisado

reychaves
Enviado por reychaves em 09/06/2009
Reeditado em 01/08/2009
Código do texto: T1640316
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.