Aos palhaços a multidão

Certo dia um garoto andava pelos becos do parque quando ouviu um tumulto sob a lona do circo. Curioso, seguiu com passos lentos adiante e se deitou sobre a palha seca no chão para olhar por uma fresta por baixo da lona avermelhada. Observando por um tempo pode então intender o que ocorria: palhaços de chapéu e palhaços de gravata brigavam para decidir qual deles seriam os que se apresentariam nos show das próximas quatro noites. Perante suas leis dos palhaços, haviam estipulado que o grupo vencedor teria exclusividade em se apresentar por esse período, sem nenhuma intervenção do outro grupo. Um tanto burocrático, mas assim eles eram.

O garoto aproximou-se intrigado com a situação. Passando por debaixo da lona se escondeu atrás da arquibancada. Agora os palhaços de chapéu estavam no centro do picadeiro enquanto os de gravata abriam espaço para eles. No mesmo instante começaram a aparecer os tropeções, cambalhotas, flores e bolhas na harmonia caótica que só mesmo os palhaços conseguem. A platéia estava em êxtase, acompanhando com palmas, risos e na constante alienação que, por sua vez, só mesmo as platéias conseguem, enquanto jogavam moedas douradas aos palhaços. Abruptamente, o show terminou, e os palhaços de gravata tomaram o centro do picadeiro enquanto os de chapéu se retiravam recolhendo sua arrecadação e provocavam o grupo concorrente. Então bandeiras, lenços, pombos e bexigas enxeram o circo, e a platéia gargalhou mais do que nunca; esqueceram-se que tinham fome, que tinham frio, que tinham dívidas... esqueceram-se que não tinham! Sacos de moedas foram jogados aos palhaços, derramando seu conteúdo dourado pelo chão.

Os palhaços de gravata começaram a festejar, e o garoto deduziu que como estes conseguiram divertir mais a platéia, e consequentemente mais moedas, conquistaram o direito de se apresentarem por mais quatro noites, e arrecadar o lucro conseguido em cada uma delas da platéia miserável.

E foi assim que, ao observar as arquibancadas empobrecidas, o garoto realmente compreendeu o que se passava: os palhaços que se apresentaram, mas foi a multidão que ficou com o nariz pintado.