ALI LEZID IZZ EDIM SALIM HANK .....minha ILUSAO

ALI LEZID IZZ EDIM SALIM HANK MALBA TAHAN, brasileiro, carioca, escritor, engenheiro e professor de matematica, conhecido mundialmente como

"" MALBA TAHAN ''...

Nasceu como JULIO CESAR DE MELO E SOUZA, mas como escritor usava o pseudonimo acima e tambem um outro, Professor Breno de Alencar Bianco, viveu de 1895 a 1974, escreveu de tudo, mais de 120 livros, mas ficou conhecido com o livro "" O homem que calculava "", de Malba Tahan.....minha ilusao!!!

Meu pai me deu o livro de presente, eu nao gostava de matematica, tinha notas baixas, tinha ate' um professor particular para me ajudar, e meu pai ao me dar o livro achava que talvez, talvez, eu pelo menos passaria a me interessar um pouco mais pela materia...matematica.

Passei a gostar e passei de ano com notas otimas, gracas ao livro?, nao sei..foi todo um conjunto, esforco meu...e realmente, o livro me despertou algo em meu interior, me sacudiu um pouco sim..e' um livro interessante, li com gosto e gostando a coisa fica mais facil de aprender, mas tinha uma coisa interessante

Adorava os contos das mil e uma noites, contos arabes, principes, princesas, harens, sultoes, sheikes/cheiques..como Malba tambem se refere...nomes arabes, lugares e situacoes..viajava

Nas tardes mornas la' na fazenda, pegava meu livro, algo para comer e beber e ia para a beira do rio Jaguari, rio amarelo como ouro, manso naquela parte da fazenda, mais abaixo havia mais correnteza e corredeiras , pedras, barulhos de agua, sentava embaixo do chorao...que parecia mesmo chorar, suas galhos longos querendo beijar a agua, e as vezes no vento forte de agosto, beijava mesmo.e lia, relia, fazia meus calculos, estudava e aprendia e viajava.....

Gostava do homem que calculava, Beremiz Samir, o principal do livro...calculava tudo!!!

Meu pai ao me dar o livro me disse que era um livro importado, impresso em Portugal, era mesmo, estava la' '' impresso em Portugal""....que o tradutor era o Prof.Breno de Alencar Bianco, que era alfabetizado em arabe, escrevia, lia, falava arabe perfeitamente..e que algumas palavras nesta lingua estavam no original mas havia traducao no fim de cada pagina e no final tambem..era verdade!!!

Nao precisava de traducao, gostava tanto de saber sobre estes paises magicos, Aladim, tapetes voadores, lampadas, Ali Baba','' abre-te Sesamo"", que conhecia muitas delas...como se fosse no portugues.

Para mim Malba Tahan era persa, conhecia tudo do mundo arabe, nos chamava de infieis..os cristaos, abencoava apenas os que acreditavam em Ala'...e como para nos cristao o nome e' Deus, achava que Ala' era um outro deus...o deles, dos arabes, como e' bom ser crianca, adolescente e acreditar....minha ilusao!!

Um dia de agosto, vento forte e quente, sombra boa, deliciosa do chorao...barulho das aguas do rio, la' longe nas pedras..adormeci e nao me parecia sonho mas tambem nao sabia o que era..

Uma moca, linda, fluorescente, uma luz quase azul, usava uma roupa ,como uma tunica, branca/azulada, talvez pela luz...veio, sentei, ela sentou...

Ola...vejo sempre voce aqui, lendo Malba Tahan.?.que gostoso!!

Ola...eu nunca te vi, como pode ter me visto sem que eu a visse?

Vejo, sou capaz de ver sem que me vejam... nao como agora...voce dorme, sua alma conversa comigo

Quem e' voce?

Ilusao..voce sei que e' Zezito, nao e'?

Sou...mas como sabe?

Zezito, cada vez que voce sonha acordado, viaja nas asas de quem?

Nas asas da ilusao, da imaginacao, da vontade de ver, conhecer outros povos, outros lugares..

Entao, Zezito...e' comigo que viajas, sou eu que te transporto e trago de volta, somos velhos conhecidos...mas so' agora vamos nos conhecer melhor...voce quer saber tudo sobre este livro nao quer? entao ,eu , Ilusao, vou te explicar tudo

O que poderia ter para explicar que ja' nao esta explicado no livro?

Zezito, seres como eu sabe o que cada um deseja, conhecemos voces, sonhadores, viajantes do tempo sem maquina mesmo, melhores do que voces mesmo...nao vou te dizer agora, que sei que nao queres assim...preferes continuar na ilusao, mas ao acordar teras uma bela surpresa....

Foi se desvanescendo....acordei, voltei para casa

A noite, apos o jantar, reuniao na varanda do lado de fora, dedos de prosa, um violeiro cantando cantigas, criancas correndo, falas, risos, cafe', charutos, cigarros de palha, anedotas..e meu pai, com o meu livro na mao:-

Zezito, fico feliz, contente mesmo que gostastes do meu presente, gostou realmente?

Sim, com certeza

Vejo que sim pelo uso, capa quase rasgando, folhas amarrotadas, rabiscos, anotacoes....leu mesmo nao? muito bem..agora deixe-me dizer-lhe uma coisa..

O nome do autor Malba Tahan...de onde acha que ele e'?

Da Persia...ele e' arabe

Tem certeza? balancei a cabeca que sim

Tem mesmo? nao foi curioso o bastante para ir pesquisar se era ou nao? disse que nao....e ai foi quando me contou tudo...tudinho sobre o ''danado'' do brasileiro que virou arabe sem nunca ter sido e nem saber falar e escrever nesta lingua..Julio Cesar de Melo e Souza..brasileiro.................minha ilusao estava certa, que surpresa!!!

Como podia? era tao certo que Malba Tahan fosse arabe para mim...tinha ate' tradutor!!! danado de Malba, era ele mesmo o tradutor...carioca danado, todos sao, os cariocas..danados!!

e' uma vida tao fascinante...ate' o presidente recebeu o ''danado'' la' no palacio..autorizou a mudanca de nome..Malba Tahan..agora era oficial..vira arabe mesmo? ...se voce gosta, pesquise...que quem pesquisa fica sabendo..e vale a pena esta ''estoria''..e depois dizem que somos do 3o...universo!!!

Ainda hoje, na minha cabeca, no meu cerebro de jerico, Malba Tahan e' arabe,. pensa, fala, escreve em arabe..o tradutor sim e' brasileiro, pensa, fala, escreve em portugues..mas diz que pensa , fala, escreve em arabe...nossa!! que confusao nao seu Malba? nao e' a toa nao que escolhi o meu Malta...eu era Jose outra coisa...que coloco? ..escolhi Jose Malta...em homenagem ao senhor Malba .. e nao a uma qualidade e marca de cerveja, adoro!! mas nao foi por isso, e sim pelo arabe Malba Tahan..

Sabe? aquela pessoa que sofre algo terrivel, fica louca e sai por ai perguntando:-

Malba Tahan, ele e' arabe nao e'? nao e'? nao e'?

Minha ILUSAO...nao acabou nao!!! serei sempre um eludido pela minha ilusao...que gostoso!!!

ps:- uma homenagem ao seu Malba, a minha crianca iludida e ao tradutor, excelente tradutor...parabens, '' farsantes inteligentes, brasileiros cariocas danados""..enganamos os bobos, na casca do ovo..do ovo do ovo.... lembram-se?

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 23/10/2009
Código do texto: T1882139