Coral do milagre

Estamos em novembro, e começamos a pensar no natal. Lembrei-me de uma mensagem encaminhada a alguns amigos, e que tive vontade de reproduzi-la no Recanto. Evidente, como verão após a leitura, que a força da mensagem era a reprodução sonora; teremos o texto sem o som. Em dezembro, mandarei uma mensagem aos recantistas, celebrando o natal.

- “Natal é o dia mais belo do ano e também um dos mais tristes. Eu costumo dizer que tristeza também é programa. A troca de presentes é sempre um momento que pode definir o lado alegre e, às vezes patusco, do Natal. A tristeza é quando recordamos pessoas queridas que estiveram conosco e que saíram do convívio por qualquer motivo, até mesmo por morte.

Lembro-me da casa de meus pais, quando íamos aos passeios alegres de jovens e voltávamos, invariavelmente antes da meia-noite, para curtir com a família aqueles momentos em que o amor e o afeto têm fé pública. Os anos se passavam, e mesmo os irmãos que saiam nos tapas durante o ano, tinham ali a reconciliação oficial. Era sempre uma emoção muito forte.

Eu recebi em primeira mão, uma mensagem enviada por um amigo, com um trabalho do maestro Norton Morozowick; Norton foi um brilhante flautista da Orquestra Sinfônica Brasileira; hoje, totalmente dedicado à regência, tem grvações maravilhosas. Recebi o aviso de que o trabalho era a base feita em computador, para depois serem colocadas as vozes. Ouvi o projeto e tive uma emoção muito forte com o trabalho do Norton. Por que estou encaminhando para vocês? Pelo seguinte: O Natal é cheio de histórias: Filhos que se reconciliam com os pais, pessoas que partem e retornam no Natal olhando o interior da casa pela vidraça e, principalmente, há as histórias dos milagres do Natal. Eis a explicação para eu lhes encaminhar o White Christmas do Norton – um milagre do Natal. Após ler a mensagem com uma foto, que achei parecida com ruas da cidade velha de Havana, ou seja lá de onde for tão bela inspiração, resolvi abrir novamente o projeto musical do maestro e para minha surpresa – apareceram vozes que não existiam antes como se fosse um coro de anjos – tive uma emoção muito boa e forte e resolvi encaminhá-la a vocês, dizendo-lhes que penso sempre em vocês e lhes desejo um FELIZ NATAL com o coral do milagre!”

Dezembro de 2008