Sinfonia Nº 4 de Schumann

A casa onde eu moro me agrada muito e nem poderia ser de outra maneira, porque a preparei especialmente para meu gosto. As plantas estão presentes e prefiro mais o verde do que flores, pois, é mais constante quando cuidamos bem. Cerca de madeira baixa pintada de branco, sem tábuas soltas, sem perigo de ser pulada porque no bairro onde eu moro, todos têm um profundo respeito pela tranqüilidade alheia. O portão é de madeira e, ao transpô-lo, caminha-se por um piso de cimento até um varandão; eu prefiro o cimento à cerâmica ou similar. O varandão ocupa toda a área da casa e no fim encontramos uma porta de acesso a uma escada, que nos leva a seu interior; preferi construir a casa no alto, porque não gosto de sair arrastando poeira pra seu interior: como vocês podem imaginar, o varandão é bem grande, pois, fica sob quatro quartos de tamanho médio, além das outras peças. A parte da frente é gramada e tem arbustos de pequeno porte, para não lhe tirar a vista. A varanda tem o piso de cimento feito com massa forte, bem lisa e gostosa de pisar com os pés descalços nos dias quentes de verão; o fundo do quintal é de terra e tem árvores como mangueiras, amoreira, abacateiro, laranjeira, fruta de conde e, ia esquecendo, o pé de carambola; mantenho sempre um cercado, onde gosto de plantar couve e alface; fico encantado com a rapidez com que crescem o tomate e a abóbora; o feijão é mais para enfeite do que pra outra coisa; também existem pés de limão galego e cajá manga, além de um tipo de mamão corda de haste comprida e gosto muito bom, embora, eu prefira o mamão redondo, esférico como bola de meia, que eu fazia como um mestre, e encantou muitos dias da minha infância. A casa tem móveis essenciais e funcionais, porque eu não gosto de muitos móveis atravancando salas e quartos... Gosto de espaços livres como a minha imaginação...Todos os quartos têm armários embutidos, camas confortáveis, boa iluminação, mesa grande para estudo e acessórios, como aparelhagem de som e outros. Em todas as peças, o sol entra radioso pelas manhãs em qualquer estação do ano, sem a sofisticação do sol besta de Porto Alegre, e sem os exageros do sol de Havana. Há uma pequena sala de visitas com um sofá de dois lugares e 2 poltronas e na sala, grande como um salão, uma mesa de jantar com 12 cadeiras; o conjunto repousa sobre um tapete, sendo os móveis de vinhático comprados numa casa de velharias; outros poucos móveis compõem a sala. Todo material de uso numa casa fica numa dispensa, e costumamos comer na copa, quando temos visitas de cerimônia. Esquecia-me de falar, das sacadas de ferro batido; aos sábados, eu gosto de ficar numa das varandas à tarde, me embebedando com cachaça de má qualidade, queimando ao sol e ouvindo a 4ª Sinfonia de Schumann, que fazia o regalo de minha 3ª esposa, que pouco entendia de música clássica.