O  '' APANHADOR  ''  DE BONS E MAUS SONHOS


                    Existe uma '' lenda'' entre o indios norte americanos  que vivem nos Great Plain, e eles acreditam nela, na lenda, e muito.
                    Chama-se "" Legend of the Dreamcatcher"" - Lenda do Apanhador de Sonhos - , os indios acreditam que o ar e' preenchido com bons e maus sonhos.
                    Historicamente, os apanhadores de sonhos sao pendurados no centro da cabana e sempre em um lugar onde o ar atravessa melhor, sao pendurados tambem em bercos dos bebes e criancas pequenas.
                    De acordo com a lenda, os bons sonhos passam atraves do pequeno orificio no centro do apanhador para a pessoa que esta' dormindo.
                    Os sonhos maus sao '' pegos, aprisionados '' na teia que forma o resto do pequeno anel, ficam ali aprisionados ate' os primeiro raios de sol despontarem na manha, quando entao desaparecem.


                                                                    

                     Como seria bom se eu fosse '' indio'',.
                     Poderia viajar livre como o vento, calvagar meus cavalos em '' pelo'', sem sela, segurando na crina...que cavalo nenhum merece sela, arreios, tapas-olhos, mata-burros para que nao '' entrem'' onde nao sao convidados.
                     Poderia conhecer tudo e todos, o sol, a lua, as estrelas, as plantas, os animais, e principlamente outros seres  lindos e tao '' indios'' como eu.
                     Saber de todos os segredos da natureza, da chuva, da mata, do calor, do frio, das doencas.
                      Comer so' o que fosse necessario para minha sobrevivencia mesmo tendo tudo em abundancia nunca abusar da  '' mae natureza'', matando e cacando so' o necessario , nao quebrando um galho de arvore que nao tivesse necessidade.
                       Tudo colhendo e obedecendo, e o melhor de tudo de ser indio....acreditar....jamais perder a crenca,  jamais desacreditar em o que quer que seja...e em meus sonhos...e acreditar que um objeto chamado '' apanhador de sonhos '' poderia me livrar dos meus '' pesadelos ''...que bom seria se eu fosse

                       INDIO....antes das chegada do '' homem branco ''.

                          **************************************************


Dedico 'a St.Joseph's Indian School
                   South Dakota ......escola para criancas indias , lindos indiozinhos e indiazinhas...ajudando 'a eles a manterem as tradicoes do povo indio.

e aos indios do meu Brasil....povo tao querido, os verdadeiros brasileiros ,que se nao fossem meus '' antes-passados '' , ainda estariam morando nas praias e hoje se escondem nas matas...

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 14/03/2010
Código do texto: T2138113