Poetas e árvores

Há uma poesia de Augusto dos Anjos, onde ele discute a grande emoção de um filho apelando ao pai, para que não cortasse “a árvore da serra”, chegando ao absurdo de ameaçá-lo dizendo: "não mate a árvore, pois, para que eu viva...” e de fato acabou morrendo, abraçado ao tronco da árvore, pois, o pai pagou pra ver e mandou o machado. "Esta árvore me serve de empecilho, é preciso cortá-la, pois, meu filho, para que eu tenha uma velhice calma...” Não resta dúvida, de que quando o povo diz que um misto de poeta e louco, todos nós temos um pouco, está colocando poetas e malucos num mesmo saco - cheio de razões! Por outro lado, o Raul de Leoni metrifica uma amendoeira ingrata, que foi plantada e frutificou na vizinhança... convenhamos, o fruto da amendoeira é uma bosta e seria um grande favor, que a amendoeira faria a quem a plantou, jogar os frutos no quintal do vizinho. Incorporado ao espírito desse poeta, levei do quintal de D. Olinta uma muda de amendoeira e plantei no quintal de minha casa, e dei-lhe um tratamento de rainha; adubos e mais adubos, cuidados para que ninguém a magoasse, e a amendoeira vingou e ficou maior do que a minha casa; uma copa enorme ultrapassando o telhado, mas dando uma sombra cativante, justamente sobre a janela da casa dos fundos, onde minha avó morava. Eu tinha uma grande consideração pela amendoeira e quando mudamos para Vila Isabel, uma das recomendações que fiz à inquilina, era de que o corte da amendoeira seria entendido como quebra de contrato. Lembro-me, que a amendoeira nasceu antes da casa dos fundos, tendo interferido inclusive em sua metragem; meu pai querendo aproximar um pouco mais a parede, aumentando a metragem e eu sem permitir qualquer atentado à amendoeira. Havia nos fundos da casa, muito antes da amendoeira, uma paineira, que dava pouca paina e muitos espinhos, que eu descascava para poder subir nela. Meu pai explicava por a + b o risco das paineiras de galhos muito frágeis; subia bem no alto e escrevia a ponta de canivete o nome das namoradas; havia muitos nomes na galeria amorosa, quando a árvore precisou ser sacrificada para o aumento da casa. Tenha paciência! Você já atrapalhou a metragem por causa da amendoeira, não vai prejudicar a lateral por causa dessa paineira inútil; não poderia explicar que a árvore era uma espécie de confidente.Com a árvore também se foram definitivamente as lembranças.