Conselho a Dona Esmeralda

Ai senhora D. Esmeralda, é bom mudar de comportamento, pois, a senhora está dando os piores exemplos àquelas pessoas que pensam em casar, sonhando com uma vida bem simplezinha ao lado da mulher amada, numa boa casinha cheirando à pintura nova, misturada ao cheiro de estrume do jardim, que é muito bom adubo, para que ele fique sempre florido...Depois, o perfume das rosas e açucenas; confesso que rosas conheço muito bem, quanto às açucenas...Tenha muito cuidado D. Esmeralda, porque, mais se aprende com exemplos, do que com falatório; mas, seus exemplos são os piores possíveis. A senhora cozinha bem, ou melhor, cozinha, lava e passa na perfeição, sendo excelente engomadeira; mas, como guardiã do lar a senhora deixa muito a desejar (!) e pode estar certa, que interferiu no meu desejo de casar. Isso foi tão verdadeiro, que, anos mais tarde, quando resolvi casar de verdade, tive febre de 15 dias e evitei entrar em igreja, pois, seria capaz de desistir na última hora...A senhora teria culpa D. Esmeralda...Pensando bem, a senhora tinha suas razões, pois, casamento é duro da mulher agüentar, principalmente, se acumula as funções de empregada doméstica, procriadora e amante ardente...Fica difícil, depois que os dentes começam a escurecer, a cintura passando de 80, cabelos sem viço... enquanto a atriz Lana Turner resplandecia glamourosa com seus cabelos de nylon...Mas, dar o mau exemplo para o casamento não é boa causa, tirando o entusiasmo dos jovens apaixonados; certamente a senhora desmanchou uns quatro ou cinco, quem sabe mais, romances sérios, ou melhor, que eu julgava sérios...Cada vez que eu ia à sua casa, suas reclamações contra o pobre do marido me desanimavam, e sempre me faziam decidir por terminar meus relacionamentos. Dona Esmeralda - um nome tão bonito, e seu marido lhe fez grande galanteio, quando lhe confessou ter estudado medicina, para andar sempre com uma esmeralda no dedo em sua homenagem...A senhora D. Esmeralda não entendeu direito e respondeu muito grosseiramente, mandando-o homenagear “a quem não posso falar” e que andasse com a esmeralda enfiada “onde também não devo falar”...Que decepção D. Esmeralda...Que decepção! Põe a cabeça no lugar e prepara o feijão cheiroso e bem temperado, que o marido vai chegar muito cansado da labuta. Um abraço e adeus!