Aniversário

Era seu aniversário e, apesar disso, resolveu dormir cedo. Corria o ano de 1954; profundamente triste com os acontecimentos sentimentais, que lhe apertavam o peito, poder-se-ia dizer, que foi dormir com as galinhas, cerca de 22 horas; quase um aniversário passado em brancas nuvens, melhor diria em cúmulo-nimbo, mais de acordo com sua tristeza; tristeza, embora seja programa, pode ser um pouco mais pesada, se levarmos em conta alguns dias que deveriam ser festivos...Sendo assim, resolveu não prolongar as não comemorações, dormindo cedo. As coisas mudaram quando um mensageiro chegou e lhe fez entrega de um livro com uma bela dedicatória, fazendo-lhe sentir que estava levando muito a sério a tristeza; resolveu sair; foi muito bom ter saído, pois, se não o fizesse nada teria para contar! Lembra-me a história de meu amigo Mourão, que curtindo tremenda fossa em casa, em pleno dia de carnaval, assistiu pela televisão a mulher amada dizer em entrevista, que só não estava plenamente feliz naquele baile porque sentia falta dele! Numa crise de ansiedade, mudou rapidamente a roupa e foi para o baile, tendo-a encontrado e revivendo o romance, até à última e definitiva briga; o mesmo sucedeu com o pivô desta história, com um pequeno detalhe - o caminho já não tinha retorno e manteve pela vida a saudade do nada!