O Amor e o Ciúme

Eis que o Amor, tão sublime e soberano recebe a visita do Ciúme:

- Que faz aqui, infame sentimento - pergunta o Amor

- Mandaram-me aqui para ficar a teu lado. Disseram-me que devo sempre estar perto de ti, por que sem mim tu não és reconhecido.

E o Amor riu de suas risadas mais gostosas:

- Ah que ingenuidade! Achas mesmo que preciso de ti para que me reconheçam?

- Sim, muitos dizem que só percebem tua presença quando arranham os com minhas farpas.

- Bem eu poderia até deixar que se juntasse a mim, mas comigo não serias livres e sim regiamente controlado.

Então nesse momento ambos avistam ao longe a passagem de um grande vendaval.

- Apressa-te - disse o Amor ao Ciúme - é ela a quem tu deves juntar-se.

- A quem te referes?

- À Paixão - essa garota que me dá tanto trabalho. Sua diversão maior é passar - se por mim. E quando, achando que trata - se de mim a aceitam, ela instala - se e causa grandes turbulências.. Geralmente vai embora depressa, e eu tenho a tarefa de reparar seus danos. Muitos relutam em aceitar-me, por ainda estarem sob o efeito das marcas que ela deixou. E alguns passam até a vida toda fechando seus olhos para mim.

- Sim! disse o Ciúme - Agora a reconheço. Formaremos uma grande dupla.!

- Deve correr para apanha-la, porque tu não sobrevives sem ela, nem ela sem ti. Infelizmente não posso evitar que cumprar suas missões. Por causa de vós, muitos julgam me cego, mas não o sou. Ela é quem causa cegueira , além de sua própria visão ser muito limitada. Quanto a mim tenho visão ampla, enxergo além e aos pormenores. Trago como aliado o Perdão e posso ser capaz de habitar diversos lugares. Também muitas vezes levo em minha jornada a Paz, uma grande companheira.

Um tanto envergonhado, o Ciúme desce do alto do cume em que estava e corre ligeiro atrás da paixão, logo esquecendo sua vergonha.

Algum tempo depois o Amor lentamente começa a descer do cume e também com lentidão começa a soprar as cinzas deixadas, muitas vezes tão apreciada, ateada pela Paixão, medicando as feridas e podendo avistar ao longe uma outra amiga da Paixão e do Ciúme: a Dor! Geralmente a mais dificil de ser posta pra fora.

E de repente o Amor começa a apressar-se, temendo que a Paixão, ligeira como era, aquela doce traiçoeira, resolvesse de novo voltar por aquela mesma estrada e colocasse a perder o seu ardoroso, mas incansável trabalho.