NUMA TERRA BEM DISTANTE ONDE AS FLÔRES ENCANTAVAM A TODOS,O REI PEDIU NOVAS FLÔRES A SEUS SUDITOS.
EM CADA CASA ERA CULTIVADA COM MUITO CARINHO SEMENTES DIFERENTES PARA LEVAR A APRECIAÇÃO DO REI.
NESTE ANO EM ESPECIAL ELE NÃO QUERIA  AS PLANTAS FLORECIDAS.
PEDIU PARA CADA UM COLOCAR AS SEMENTES EM VASOS,  QUANDO FLORECE-SE ELE  CHAMARIA O GANHADOR.
O REI TAMBÉM DIZIA QUE SE A FLÔR CONQUISTA-SE O CORAÇÃO DE ALGUMA DE SUA FILHAS O JARDINEIRO PODERIA DESPOSA-LA.
NUMAS DESTAS FAMILIAS, DOIS IRMÃOS SE MANTINHAM OCUPADOS  A CRIAR BELAS  PLANTAS.
UM CRIOU UMA DELICADA FLÔR BRANCA  E O OUTRO A MESMA DELICADA FlÔR NUM TOM LILÁS BEM SUAVE.
A VONTADE DE VENCER ERA MUITA. MAS ESTAVA DEIXANDO OS IRMÃOS INFELIZES .
  O AMOR FRATERNAL FALAVA MAIS ALTO.
MAN SEMENOU A FLÔR BRANCA E ACA A LILÁS.
E EM CADA VASO TINHA O NOME DO CRIADOR DA NOVA PLANTA.
DURANTE A NOITE MAN RESOLVEU MUDAR AS SEMENTE PORQUE ACREDITAVA QUE A SUA SERIA A VENCEDORA.
E ASSIM COLOCOU A SUA  SEMENTE NO VASO DO IRMÃO.
 
ELE PENSOU :MEU IRMÃO É MAIS VELHO E VAI FICAR MUITO FELIZ CASANDO COM A FILHA DO REI.EU TENTAREI NO PROXIMO ANO.
UMA FADA VENDO O ACONTECIDO SE ENCHEU DE TERNURA E DURANTE A NOITE  DIVIDIU E MISTUROU AS SEMENTES.
.
NO DIA MARCADO TODOS LEVARAM AO PALÁCIO OS VASOS COM AS SEMENTES PLANTADAS.
CABERIA AS FILHAS DO REI AGUÁ-LAS ATÉ FLORECEREM.
E PODERIAM ESCOLHER CASAR COM O DONO DA MAIS BELA FLÔR SE ESTA  FOSSE A SUA VONTADE.
E ASSIM NA PRIMAVERA TODOS OS VASOS ESTAVAM FLORIDOS.
E AS PRINCESAS SE ENCANTARAM COM DOIS VASOS EM ESPECIAL.
ELES TINHAM FLORES LILASES E BRANCAS.
EM DOIS VASOSNASCERAM FlÔRES IDENTICAS. FLORES DE DUAS CORES NASCIDAS DE UMA SÓ PLANTA.
 CADA VASO TINHA O NOME DE QUEM PLANTOU.
NUMA ESTAVA ESCRITO MAN E NO OUTRO ACÁ.
O REI ANUNCIOU QUE  AS DUAS PLANTAS  IGUAIS SERIAM AS VENCEDORAS E TERIAM UM SÓ NOME.
 E ASSIM NASCEU O MANACÁ.
 
E AS FILHAS DO REI  AO CONHECEREM OS  NOBRES IRMÃOS JARDINEIROS , CRIADORES DE TÃO LINDAS FLÔRES SE APAIXONARAM COMO QUE POR ENCANTO.
E NESTE REINO ,REINA PAZ E HARMONIA A SOMBRA DOS MANACÁS.