Sobre a auto-piedade dos homens

Sobre a auto-piedade dos homens

O pai nota que seu filho mais novo está no quintal, observando um pequeno besouro que luta em vão para sair de uma poça d’água.

- Acompanhe esse inseto em sua luta, veja que até seu último suspiro, continuará se debatendo e tentando achar uma forma de sair da água. Em nenhum momento, passa por sua pequena cabeça a desistência, pois os animais, diferentemente de nós homens, não possuem auto-piedade. Ele não pensa em morrer, mas apenas em sair dali, e talvez morra tentando.

Conclui olhando aos infantis, mas atentos olhos:

– Nunca desista de sua luta particular! – reforça, enquanto pega um pequeno galho e estende ao filho, que o coloca gentilmente sobre as patas do inseto que consegue sair do perigo.

-

Muitas vezes, desistimos de lutar antes da hora, ficamos com pena de nós mesmos, o que nos faz pensar em uma derrota que não existe, e nos render a ela, sem ao menos saber se um dia, alguém poria um pequeno graveto sobre nossos pés.

Duke Webwriter
Enviado por Duke Webwriter em 05/11/2006
Reeditado em 09/02/2012
Código do texto: T283187
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.