O MENINO FEIO QUE FICOU BELO

Texto de: Lucas Vinícius

Numa cidadezinha pobre e em estado precário, morava um menino. Poderia ser um menino comum, e era. Mas ele era feio e mal arrumado. Morava com os pais e um irmão. Era Fabinho. O menino se privava de várias coisas, se achava feio e se humilhava de vez enquando. Estudava na única escola da cidade, onde cursava o ensino fundamental. Ele tinha reprovado vários anos, o que trazia mais preconceito ainda. Ele era motivo de chacota na escola, todos o desprezavam e faziam dele uma minoria. As meninas da escola não gostavam nem de se aproximar dele. Diziam que ele fedia e era um horror. Apenas ele tinha o apoio da diretora e da professora. A turma dizia que pra piorar Fabinho ainda acreditava em Fadas e Magos de outro Mundo.

Num dia, voltando para a casa, Fabinho ia andando pela estrada, caminho de rotina. Ele ia voltando quando começou a ouvir uma voz na sua cabeça que dizia "Psiu! Psiu!". Curioso com o que poderia ser, ele não olhou para trás, com medo de ser algo a mais do que previa. Mas a voz não parava, indagava algo a mais do que um simples "psiu!". Fabinho olhou para o seu pé e perto viu uma pegada de pé. Era um pé pequeno e quando viu a sombra dum velhinho baixinho, barbudo. Assustado ele se virou e se deparou com o senhor parado, de frente para ele.

- Quem é o senhor?

- Todos me fazem esta pergunta. Sou o Mago de Deus.

- Pode correr igual aos outros. Eu sou feio e ninguém gosta de mim.

- Se engana quanto a isso, Fabinho. Eu gosto muito de você. Venho acompanhando a sua vida, e vi que é muita sofrida. Você apanha todos os dias na escola.

- Ninguém gosta de mim - Diz, cabisbaixo - Mas o senhor é um Mago? Eu sabia que Magos existiam! Legal! - Diz o menino entusiasmado.

- Ok. Mas vamos guardar em segredo, já que somos amigos.

Passou alguns dias e eles sempre se encontravam na saída da escola. Um dia, Fabinho passava por lá, desanimado, todo sujo de barro e roxo de socos na cara. Naquele momento, o Mago de Deus não viu mais porquê esperar. Levou Fabinho num riozinho aparentemente normal.

Mas quando ele entrou no riozinho uma luz surge do nada e surpreendentemente as imperfeições de Fabinho iam se corrigindo.

Fabinho se choca ao ver-se no espelho e o Mago de Deus comemora por mais uma missão cumprida.

Fabinho, depois de contar aos pais e mostrar o Mago a eles, quer uma coisa especial. Ao invés dele querer vingar-se das pessoas da escola, que o chamaram de feio, ele quer aparecer e ficar na sua. Mas aí surge o tumulto. Todos achavam que era um colega novo que tinha entrado na turma. Mas quando eles perguntaram o nome e ele disse "Eu me chamo Fabinho", com a mesma voz, todos se chocam e ficam abismados.

Fabinho estava bonito. Não porque queria, mas porque ele teria de vir à Terra feio para se tornar lindo mais tarde. E foi assim que ocorreu a história de Fabinho, que viveu na cidadezinha até morrer, aos 80 anos, saudável e cheio de ruguinhas, por conta da idade.