115 - O CATADOR DE SONHOS...

A casa é silenciosa e vazia de emoções, minha alma mais vazia ainda, a noite acalenta, mas não se contenta me agarra e me leva num devaneio endoidecido e inesperado, meu ser furtivamente do corpo a evadir escorrendo infinito afora através de cenários surreais, em abismos de profundezas imensuráveis a tentadora Morte nas trevas espreita enamorando meus olhos esperançosa na atração de um abraço fatal na cilada montada, aranha mortífera na teia estendida em mil ardis esperando na distância um vacilo meu, minha alma na luz esquiando das trevas vai se livrando, no seguir o deslumbre encantando em paredões de abismos, filmes desenrolando aos milhares, a mais louca das loucuras a maravilhar, um mundo fantástico de luzes e cores em cada canto cenas se mostrando e pulsando, abestalhado os olhos esbugalhados na dúvida se o que sinto é o que vejo, cenas jamais imaginadas num momento único e pungente me deparo comigo naquelas projeções estampadas no paredão maior daquele espetáculo dantesco e pasmoso, tela imensa e intensa meu passado se mostrando e o mais belos de todos os meus sonhos ali refletindo e deslumbrando saudades de alguém que pela grandeza da minha ignorância desprezei, e ao me ver tão mesquinho, desencantei e me amaldiçoei!!

Ao me deparar com aquele sonho vi a insignificância da minha personalidade, por isto tanto lutei para esquecê-lo, e outras tantas vezes neguei a sua existência, uma falsa comédia, quimera, algo fútil e descartável, mas das vezes a realidade é por demais cruenta, o que eu não daria para das lembranças este sonho arrancar...

Mas tudo em vão, lá estava ela, linda, cabelos longos ao vento, meiga, a doçura do seu olhar suplicando um sorriso meu, sorriso que o meu orgulho abafou e escondeu, caminhávamos pelo jardim onde nós nos separamos, imaginava que ela eternamente estaria à minha volta suplicando o meu amor, quanta ignorância, ela disse adeus e a grande verdade é que ainda hoje morro de saudades, queria tanto com ela conversar, pedir perdão por tantas besteiras que fiz, e por tantas outras coisas que deveria ter feito e não fiz, uma dor apertando profundamente contra o meu peito a minha voz emudeceu, desesperado, afoitamente corri na direção daquelas imagens querendo nelas adentrar, um paredão invisível, nunca imaginado interposto, nele violentamente esbarrei, contorci e de joelhos caí...

- Quem ousa em meus sonhos tocar?

- Este sonho é meu, e disto tenho absoluta certeza!

- Este sonho foi seu! Hoje me pertence!

- Não se rouba sonhos!

- Engano seu! Este sonho um dia te pertenceu, mas o que você fez para torná-lo realidade? Nada! Você simplesmente o descartou na lixeira da sua alma, a minha sina é ir de lixeira em lixeira procurando por sonhos, e aqueles que me agradam, eu os limpo, recupero, e eles ficam nesta eterna exposição para a alegria dos meus olhos!

- Quem é você?

- Eu sou um catador de sonhos!

- Um catador de sonhos? Como assim?

- Sou tal qual um lixeiro, mas o que recolho são os sonhos descartados! Aqueles que vocês por preguiça, falta de confiança, ou por terem outros sonhos que julgam mais importantes do que estes, os desprezam e os atiram nas lixeiras de suas almas! Eu já consegui catar tantos sonhos que se você passasse o resto de seus dias aqui, não conseguiria ver todos eles!

- Não consigo compreender que vantagem você obtém roubando sonhos!

- Eu não roubo sonhos, eu os cato nas lixeiras, e tenho encontrado verdadeiros tesouros, verdadeiras obras de arte na lixeira das almas das pessoas e aqueles sonhos os mais belos, os mais românticos, eu os guardo como se meus fossem!

- E os seus sonhos, onde você os guarda?

- Eu carrego uma maldição que é não sonhar, nunca consegui me maravilhar com um sonho, eu nem sei o que é sonhar, fui desprovido desta benção, e está é a minha maior decepção, a minha maior tristeza... Nunca sonhar! Mas eu sei quando um sonho que foi descartado tem valor e tem sentimentos! Transformei-me em um catador de sonhos, abracei com toda dedicação e ternura esta profissão, de lixeira em lixeira passo procurando pelos sonhos mais raros e preciosos, verdadeiras relíquias tenho encontrado, eu cuido deles com todo carinho, dou-lhes vidas projetando-os nestes paredões para o meu deleite e minha felicidade e eu os amo como se meus fossem!

- Senhor Catador de Sonhos, me permita ver do começo ao fim aquele sonho que nele tentei adentrar!

- Calma, vou te mostrar belos sonhos que por pura falta de determinação não se tornaram realidade, veja... Esta mulher sonhou por longos anos que encontraria o amor da sua vida, imaginou as melhores maneiras de recebê-lo, de amá-lo, sonhou com abraços e beijos, tudo seria felicidades, mas eis que surge o amado, e ela por ter mais de quarenta anos se sentiu muito velha para amar e ser amada temeu que este amor a pudesse conduzir para a eira da infelicidade...

Recolheu-se, se escondeu do amado e de si, agora vive seus dias de solidão e amargura, ela se esqueceu que o amor e a dor são lados de uma mesma moeda... E que é preciso vivê-los e sentí-los assim aprenderemos dar o merecido valor às pessoas que nos acompanham nesta curtíssima jornada que chamamos de vida...

- Senhor Catador de Lixo, na certa logo vou me despertar, por favor, quero ver o meu sonho do início ao fim!

- Não tenha pressa! Veja mais... Este rapaz sempre sonhou em ser médico, já cursando a faculdade se enveredou pelo caminho das drogas, se destruiu, veja quantas coisas belas este moço sonhou em realizar depois de formado, que para tristeza de tantos nunca serão realidades, mas o sonho foi recuperado e num dia qualquer haverá de ser desejado por um outro coração...

- Pode uma outra pessoa viver um sonho que já foi desejos de outro?

- Das vezes uma pessoa esta perdida, não sabe como construir um sonho, então eu dou uma ajudazinha, enquanto ela dorme eu lhe mostro todos os sonhos que contém alguma coisa que vai de encontro aos seus desejos, e ela que faça a escolha...

- Sendo assim, antes que alguém se apodere do meu sonho eu te imploro, me permita caminhar por dentro daquele sonho, naquele mesmo jardim onde um dia por absoluta ignorância minha perdi o maior amor da minha vida, quero dizer pra ela que a amo e que a procuro desesperadamente, e você bem sabe de que sonho estou falando!

- É um dos sonhos mais belos que já vi, e pensar que já vi milhares e milhares de sonhos, nunca vi uma moça tão linda, tão apaixonada, tão meiga, me apaixonei pelo seu olhar, passo horas aqui a admirando, e fico imaginando como você foi tão mesquinho ao desprezar tão grande amor! Caminhar pelo sonho isto é impossível, pois você já está dentro dele, o que posso fazer é te mostrar o sonho nos mínimos detalhes, detalhes que talvez dos quais nem se lembre mais, e isto não te fará bem, vai te machucar! Lembre-se que não se pode tocar na tela do sonho, muito menos tentar por ele caminhar, muito menos tentar abraçar aquela moça!

E o sonho foi se mostrando, o rapaz todo trêmulo, grossas lágrimas escorriam pela sua face, completamente descontrolado, mais descontrolado ficou ao vê-la, das recomendações do Catador de Sonhos se esqueceu, numa corrida insana se atirou contra a tela do sonho na vã tentativa de abraçá-la...

Aos gritos e completamente ensandecido o Moço se despertou...

- Maldito Catador! Devolva o meu sonho!!

Magnu Max Bomfim
Enviado por Magnu Max Bomfim em 05/01/2012
Reeditado em 15/01/2012
Código do texto: T3424276
Classificação de conteúdo: seguro