O segredo da jóia...

O segredo da jóia.

O distante planeta chamado Água mantinha sua rotina de girar ao redor da sua maior fonte de energia – A estrela Fogo, constituída de matérias ainda em combustão.Era uma dança cheia de amor e vida.

Emergindo das profundezas, pequenas ilhas eram disputadas por senhores feudais que dominavam todos seus habitantes.

As leis destas ilhotas eram extremamente simples e singelas. Qualquer ação era justificada pelo objetivo. O que praticamente tornava todas elas; legais. Principalmente porque os objetivos dependiam da interpretação dos senhores feudais que eram também os legisladores e ....

Assim depois de milhares de anos a jóia foi instituída como a condecoração máxima.

Princesas e príncipes faziam juras de amor eterno. Sacramentado a união e a intensidade do amor com base no tamanho e riqueza proporcionada por essas prendas.

Os comerciantes que eram muito inteligentes logo instituíram o calendário do amor:

Dias dos namorados, dias das mamães, dos papais e de tantos outros...

Foi um sucesso: o planeta inteiro instituiu a caça ao tesouro – todos queriam possuir e estocar essas jóias. E para conquistá-las seguiam as leis dos senhores feudais – a ação justifica o objetivo.(sujeito)

Guerras e muitos roubos e mortes ocorreram.

Nasceu também a indústria da falsificação.

Possibilitando economia para alguns e riscos para outros.

O que foi a gota d`água para muitos divórcios. É que muitas princesas ao descobrirem que seus símbolos de amor eterno eram meras cópias e falsificações. Gestos inadimissiveis para elas.

O impacto emocional era tão forte que imediatamente perdiam o encanto pelos seus príncipes. Gritavam em seus corações: nosso contrato foi quebrado...

Houve muitos casos que foram parar na justiça. Entre eles:

O caso da princesa Keiradava que antes uma simples camponesa. Pela sua beleza casara-se com um príncipe de um condado muito rico e ostentava anéis e colares que brilhavam mais que o FOGO, quando descobriu a farsa – chorou muito e voltou a morar no campo com os pais. Foi um escândalo.

Á medida que os meios para garimpar esses tesouros, foram ficando escassos, os inteligentes comerciantes aumentaram ainda mais o preço dessas raridades. Então a maioria da população passou a aceitar as falsificações das jóias como prendas verdadeiras. Deixando o risco de vida ao desfilar com as autenticas para aquela parte da população que continuava a obedecer ao calendário emocional, instituído pelos comerciantes. E claro: cidadãos que tinham moeda para pagar os altos preços.

Algumas princesas protestaram. Protestos diferenciados: algumas chamaram seus decoradores e trocaram seus aconchegantes ninhos de juras de amor e colocaram outros de puro gelo e outras passaram a praticar o celibato por um tempo indeterminado, mas quem mais sofreu foi o poderoso Rei do Planeta – que passou a arrecadar menos imposto.

Dizem os grandes sábios que o segredo jóia nunca será desvendado. Ele se iniciou em um passado muito distante e só será desvendado num futuro mais distante ainda...

www.jaederwiler.webpagina.com.br

jaeder wiler
Enviado por jaeder wiler em 14/01/2007
Reeditado em 15/01/2007
Código do texto: T346593