O Inalcançável 


Cilyn acordou de mau humor; ela nem sabia bem a razão. Procurou no horizonte, abrindo largamente a janela; talvez o motivo estivesse lá, no inalcançável e aí, nunca saberia; afinal de contas, falou consigo, o horizonte, dizem, é inalcançável. O que é inalcançável, ninguém encontra. Mas ela tentou:

- ALÔÔ!!! alguém pode me dizer algo sobre o Inalcançável? onde ele está?
- Quem sabe sobre o enorme Armário dos Escondidos ou embaixo da cama?, ouviu uma voz.
- Já procurei na casa toda, preciso alcançar o Inalcançável
- E no porão ou no sótão?
- Ora! mas aqui não tem nem uma coisa nem outra...só o telhado em cima e embaixo o assoalho.
- Será? Tudo existe, tudo há, basta procurar
- Fora de escolhas, pense um outro jeito.
- O que é o Inalcançável, pode me dizer?
- Ora! Tudo o que é estranho; um dia é uma coisa, outro dia é outra. Um dia está de bem, tempo depois está de mal. Um dia é luz outro é escuridão. Um dia é cor, outro dia é nada.
- Então prá que encontrar?
- Para encontrar a alegria; dizem que a alegria está nessas coisas.
- Ora... você não diz coisa com coisa. Esquece o inalcançável. Vou te dar um exemplo: Sabe uma coisa inalcançável ? uma pipa no ar. O que você acha? ...
A essa altura o diálogo foi interrompido. Ela já não ouvia, só  sentia o desprazer de perguntar e não obter resposta.
-Por que estou assim? castigava a si mesma e pensava ... bom... alguma coisa vai acontecer e vou descobrir; Hoje Votu não apareceu, mas quando o sol estiver mudando de cor, ele costuma vir. Vou esperar. Mas aí, talvez, quem sabe, eu já esteja alegre, pensou. Puxa...que difícil... e o que vou fazer em um domingo sem Votu?
- Sempre há coisas para fazer em um domingo!
...
Já sei! Vou conversar com Anomati(1) na sombra do cajueiro; mas... meninas não costumam ser amigas de Anomatis, nem devem, assim diziam em casa:
- “Anomati é coisa para meninos, garotos, entendeu? e você é uma garota.”
- Mas Anomati gosta de brincar comigo , eu sei!
O que eles não sabiam, porém, era que Cilyn tinha um namorado.
Cilyn conversava como se alguém estivesse ali com ela, olhando o horizonte da janela.
- Namorado é o Inalcançável, então?
- Claro que não! namorado é quando as crianças crescem mais, fazem mais aniversários, entendeu?
Mas uma coisa eles não imaginam, pensava ela; o meu namorado é Votu (2) e para ser namorada de Votu, e outras coisas como conversar com uma árvore, pegar areia seca da praia sem deixar escorrer pelos dedos, sentar em uma pedra no jardim quando chove muito e não sentir frio ou medo e ainda beber água de rio com água limpinha não tem idade certa; é só querer, é só acreditar, é só fazer. Mesmo que a gente esteja em nossa tenda armada no quarto.
Despencou a cabeça para olhar em baixo da cama
- Você está aí?
- Claro! Estou onde você me deixou
- Um lírio me disse que você é inalcançável e como quero encontrar esse tal de Inalcançável, por favor, responda, você é?
- Se você quiser, sou isso aí e muito mais, basta que você me queira. Tudo é mágico, as coisas são mágicas, como estrelas de todos os tamanhos no céu.
- Espera, Tô indo...Esgueirou-se sob a cama, pegou Anomati com cuidado, pois ela estava com a rabiola um pouco rasgada e, cuidadosamente a trouxe para fora .
- Olha! Chegou Votu! e foi namorar.
- Ei! Disse Anomati, - Já alcançou o Inalcancável?
- Descobri que não existe o Inalcancável. Vem! 


1*  Pipa, em tupy guarani
2** Vento em tupy guarani