A ILHA

Estava minha nau a navegar perdida na solidão dos domínios de Oceano, e pela longa noite estrelas não se via nas trevas da borrasca! Porém, quando já estava a dedirrósea Aurora por despontar seus luminosos matizes no piscoso oceano e meu ânimo esvaído, avisto o brilho ofuscante de dois faróis a atraírem-me para a costa da ilha de Rosalie de Arrudas, onde abrandado aportei – também conhecida como Ilha de Rosalinda (rosa linda)! Que ilha – dela enamorado encontro-me! Próxima ao Cabo da Boa Esperança onde Vasco da Gama e a tripulação de sua nau ao gigante Adamastor enfrentaram, tem sido esta ilha o norte, a estrela guia e a proteção para viajantes e náufragos no mar tempestuoso da vida! A Ninfa a reger a ilha veio da Ilha dos Amores, onde aportou o ilustre navegador por obra de Vênus – a Tágide foi levada do Tejo para lá pela deusa do amor e da beleza, portanto, tem a ilha alma portuguesa! Por Rosalie de Arrudas ficou conhecida devido à grande quantidade de arrudas nativas – que conferem proteção – e pela peculiar coloração de seus rochedos de granito onde predomina o feldspato de padrão cromático rosa – que conferem beleza a esta ilha forjada nas fornalhas de Vulcano! Com cascatas a cair qual sacro-santo véu de Polímnia; minas de água pura qual célicas lágrimas; grutas misteriosas com lagos cristalinos; vegetação exuberante e extensos jardins de rosas, é considerada um lugar paradisíaco tanto por mortais quanto por imortais – todos emudecem com o mágico nevar primaveril das pétalas de rosas! É a ilha das famosas amazonas domadoras de cavalos – dizem que os marcam a ferro com o desenho de uma rosa – e das únicas ainda dedicadas à difícil arte da criação de Unicórnios. São também famosas por forjarem ferraduras que conferem aos seus corcéis rapidez e leveza mágicas – exímias ferreiras da antiga tradição de Vulcano e mestras no uso da espada! São um misto do que há de melhor no coração dos homens e das mulheres; são mulheres de extrema beleza, força e coragem – espíritos indomáveis! Ilha de Rosalie de Arrudas: uma ilha de encantos, enigmas e fascínio!


Julia Lopez
05/01/2012


Foto: pintura de Eugene Garin (1922 — 1994), "il ritorno".
Julia Lopez
Enviado por Julia Lopez em 29/03/2013
Reeditado em 11/01/2024
Código do texto: T4213551
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.