Quase um conto... em folguedo O Espírito do Cacau!

Contar a história do período forte da cultura cacaueira de Ibirapitanga é poder revisitar o mundo de imaginações férteis dos seus habitantes. A cultura popular de folguedos nos conta que o jeito lúdico de viver e comemorar fatos históricos, religiosos, rituais, mitos, lendas e a criação folclórica, resulta nas representações criativas da humanidade.

O ESPIRITO DO CACAU é um folguedo brincante criado pelo Grupo Cultural Afro Dance de Ibirapitanga que conta como foi a “batalha” do Espírito do cacau (espantalho) contra a vassoura de bruxa.

O Espírito do Cacau, representado por bonecões espantalhos, toda noite, rondava as plantações de cacau do município de Ibirapitanga para afugentar ladrões e pragas. Certo dia os espantalhos saíram para fazer a ronda e encontraram algumas garrafas de mel de cacau espalhadas pela plantação, o bonecão chefe pegou uma garrafa, abriu e provou o líquido, gostou e distribuiu as outras porções para o grupo. Era uma armadilha da “Bruxa de Vassoura” que fez todos os bonecões dormir. A bruxa aproveitou o descuido do grupo e saiu espalhando um pó preto na plantação de cacau. Parecia café moído. Os lançamentos foram espalhados pelos ventos e pelas chuvas, causaram inchação, super brotamento e morte do cacau. As folhas ficaram grandes e retorcidas. Tudo foi virando vassouras vegetais e os ramos emitiram flores. Os frutos novos produziram sintomas diversos como frutos “morango” e “cenoura”. Os frutos menores tornam-se inchados e deformados com amadurecimento precoce. Os frutos maiores apresentaram uma mancha dura. Nas partes doentes e apodrecidas apareceram cogumelos. Os bonecões dormiram por sessenta dias e quando acordaram toda plantação estava perdida. Eles se transformaram no Espírito do Cacau e até hoje, no dia de abertura da festa de São Pedro de Ibirapitanga saem tocando e cantando, na tentativa de destruir a “Vassoura de Bruxa”, que sempre se revela em outras formas de pragas!

Chico Nascimento ou Magonleji
Enviado por Chico Nascimento ou Magonleji em 13/06/2013
Código do texto: T4339631
Classificação de conteúdo: seguro