A GRANDE FESTA DAS VIRTUDES

          Naquele salão esplendoroso transcorria com suave encantamento a magnífica festa das Virtudes.
          Chamou-me a atenção, a grande beleza de duas mulheres, lindamente vestidas e tão idênticas entre si.
          Passei a pensar: - Como pode ser possível tamanha beleza e ainda em duplicata. O ambiente convidava a volteios imaginativos não comuns, dado ao seu esplendor, que minha mente supôs que elas poderiam ser fadas ou algum ser saído das literaturas de J.R. R.Tolkien.
          Neste momento de devaneio, percebendo meu embaraço, anuiu o anfitrião: - Não se assuste nem busque qualquer estranheza para si, você está vendo normal e corretamente os convidados próprios deste evento. Essas duas lindas mulheres, são irmãs gêmeas, embora gostem de portar-se conservando suas individualidades próprias. Veja: uma está vestida de dourado, enquanto a outra de preto. Uma usa um penteado diferente um pouco da outra, embora ambas gostem de seus longos cabelos e sejam idênticas.
          Junto a elas, surge uma jovem de beleza indiscritível, como tudo que girava em torno do imenso salão. Veio ela, conversando com um jovem e garboso rapaz, parecendo terem - o casal - saido de um conto de fadas.
           Com toda a gentileza, o anfitrião concluiu por apresentar-me às duas mulheres e ao jovem casal.
            Diz ele: - Esta é Persistência, mãe da bela jovem que você vê agora, cujo nome é Qualidade; a outra linda mulher é Excelência, mãe do belo rapaz de nome Tempo.
           Então: como ingressando volátil num raciocínio perfeito, pude  meditar: - Persistência é irmã gêmea da Excelência. Uma é mãe da Qualidade a outra é a mãe do Tempo...
           Realmente é uma maravilhosa família; por isso tudo aquí nesta festa e nesse salão tem esse resultado de efeito fantástico. 


 
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 11/09/2013
Reeditado em 03/03/2015
Código do texto: T4477517
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.