Conversando com uma formiga

Era domingo. Logo de manhã, eu abri o armário da cozinha para pegar o mel e vi um bando de formigas passeando pela garrafa. Notei que nenhuma delas se aproximava do frasco de adoçante. Este fato me deixou curioso: o frasco de adoçante estava encostado no do mel, e as formigas não se aproximavam dele. Imagine só. Dois produtos doces, mas as formigas preferiam o mel e rejeitavam o adoçante.Intrigado, decidi fazer um teste. Pinguei algumas gotas de adoçante ao redor do vidro de mel. Imediatamente, as formigas sumiram.

Enquanto tentava entender a reação delas, uma de cor alaranjada que estava encurralada detrás do vidro de mel, saiu e me olhou com desdém. Depois, apressadamente subiu pela lateral do armário passou para o lado de fora e depois desceu para a pia, seguindo em direção ao fogão e, desapareceu.

No dia seguinte, quando abri o armário, não havia formigas. O compartimento estava deserto. Conclui então, que elas não voltaram por causa do adoçante derramado. Neste momento, vi uma formiga sair do armário e andar pela parede. Quando viu que eu estava olhando, parou e ficou me observando com cara de quem queria reclamar da minha atitude.

A primeira ideia que me veio foi de que ela queria falar comigo. Mas, as formigas não falam e se falassem, eu não entenderia sua linguagem. Aproximei-me dela. E como adivinhasse meus pensamentos falou com aquela voz fina, própria das formigas:

-Olha, amigo, eu sei que você é o dono da casa, mas sinceramente acho que você deveria se preocupar mais com sua vida!- O que você fez conosco é imperdoável, ontem você quis nos matar.

-Não é verdade! Eu quis apenas fazer um teste com vocês.

Depois lhe fiz uma pergunta:

- Porque as formigas não gostam de adoçantes?

Ela respondeu:

- Para começar, os adoçantes não são doces e sim uma imitação. São produtos artificiais que prejudicam tanto a saúde das formigas como as suas, humanos. São verdadeiros venenos. Dizem que são alimentos, mas não passam de imitações.

Fiquei de ouvidos e olhos abertos carregados de uma tremenda admiração pela sabedoria daquela formiga. Tentei falar, mas ela continuou firme nas suas observações. Diante de tanta eloqüência fiquei calado. A essa altura da conversa, como que estimulada pelo meu silencio, ela fez a seguinte observação:

- Você sabia que os adoçantes além de fazerem mal a saúde, engordam.

- Como? - O que você quer dizer com isso? Perguntei.

- Você ainda não notou que a maioria das pessoas que usa adoçante é gorda! Porque você acha que elas são gordas?

Ao ouvir isto, não pude conter o riso. O momento não era apropriado, mas confesso que não deu para evitar. Ela ficou zangada, e incomodada foi embora.