A CORRENTE MUNDIAL DE FELICIDADE

— Boa tarde!

Os fregueses da loja de brinquedos voltaram-se para o senhor que entrou saudando com jovialidade.

— Estou trazendo meus votos de Feliz Natal para todos. E convidando vocês para participarem da Corrente Mundial da Felicidade. — Empunhando um aviso impresso em folha cor de rosa, adentrou-se com desenvoltura e procurou o gerente da loja. Cabeleira branca, tez avermelhada, baixo e gordo, o velho aparentava ter setenta anos. Mas a vivacidade, o timbre claro da voz e a maneira de se apresentar faziam com que aparentasse menos idade. Instantaneamente a atenção dos presentes foi captada pelo homenzinho.

— Não tem conotação religiosa nem política. Quero convidá-los a fazer parte da Corrente Mundial da Felicidade, que estaremos formando nesta noite de Natal. Uma sintonização espiritual, quando estaremos pedindo paz, amor e felicidade para nós mesmos, para nossa família, amigos, parentes, para nossa cidade, nossa pátria e para o nosso planeta, nossa mãe Terra. Vamos reverter este processo de destruição global no qual estamos envolvidos.

À medida que falava, distribuía o impresso entre as pessoas do estabelecimento. Ao gerente, pediu que afixasse o cartaz em local visível para que fosse lido pelo maior número de pessoas.

— Feliz Natal pra todos e boa tarde! — Como entrara, saiu. Por um momento, todos se quedaram parados, calados, surpresos com o inusitado da aparição e da mensagem. Em seguida, leram o folheto que tinham nas mãos.

<>

CORRENTE MUNDIAL DA FELICIDADE

Na noite de Natal, sintonize e faça parte da

CORRENTE MUNDIAL DA FELICIDADE!

Onde você estiver:

No seu templo, entre amigos num bar, na praia,

no clube social, no trabalho, no seu lar, com sua família,

Onde você estiver na NOITE DE NATAL

no momento da celebração do nascimento de JESUS CRISTO.

Vamos dar as mãos!

Dê as mãos às pessoas que estão ao seu lado, e numa

CORRENTE MUNDIAL DE FELICIDADE

Vamos orientar nossos pensamentos, sintonizar nossas energias, abrir nosso corações

Para uma PENSAMENTO ÚNICO de

FELICIDADE :

PARA CADA UM DE NÓS, PARA NOSSOS PARENTES E AMIGOS,

PARA TODOS OS HOMENS E MULHERES, PARA NOSSA CIDADE,

NOSSA PÁTRIA, PARA NOSSA MÃE TERRA.

— — —

Esta CORRENTE MUNDIAL DE FELICIDADE

É proposta para trazer ao nosso planeta e a nós mesmos

AMOR - PAZ - FELICIDADE.

— — —

Passe pra frente essa mensagem. Avise amigos, vizinhos, parentes.

Vamos nos unir neste momento tão importante, tão significativo,

aberto às preces, orações, pedidos, intenções, agradecimentos.

(Esta mensagem não tem qualquer conotação religiosa ou política)

<>

— Então, seu Laércio, distribuiu muitos cartazes? — pergunta o barbeiro, enquanto dá acabamento no corte de cabelo do cliente.

— Pouco, só tive tempo para entregar duzentos. Comecei muito tarde.

Na barbearia, onde o propagandista da Corrente da Felicidade passara três dias antes distribuindo o cartaz, o barbeiro está curioso.

— Que idéia foi essa?

— Recebi a mensagem pela Internet. Achei que seria boa idéia imprimir uns cartazes e distribuir para as pessoas, nas lojas, nos shoppings, nos locais de grande afluência de pessoas.

— E deu resultado?

— Quem saberá dizer? Distribuí minha parte aqui no nosso bairro e mandei diversos garotos distribuir quatrocentos exemplares por outros bairros da cidade.

— É uma campanha mundial ? — Outro senhor, sentado na cadeira ao lado, mostrou interesse.

— Sim, está na Internet, corre o mundo inteiro. — Explica Laércio.

— Deveria estar também nos jornais, na televisão, no rádio. É uma mensagem muito positiva.

— Ano que vem vou começar mais cedo. Quem sabe toda a mídia divulgue e a repercussão será maior?

— Lá em casa todos nós fizemos a mentalização. Foi muito bom. Um momento de tranqüilidade, de serenidade. — O barbeiro comenta.

— Pois comigo foi engraçado. Reunimos a família mais cedo, sabe como é, as noras e os genros querem visitar suas famílias, de forma que nossa reunião acabou lá pelas dez horas. Quando eles saíram, recomendei: “Fiquem atentos, à meia-noite vamos estabelecer a Corrente.” Todos prometeram que iriam, sim, dar as mãos e orar pela felicidade geral.” Ficamos eu e a patroa em casa. Ela arrumando a tralha na cozinha. Liguei a televisão e fiquei assistindo ao noticiário, aquelas cenas da catástrofe em Petrópolis e em Campo Grande.

— Que tragédia! Logo na véspera de Natal!

— Pois é. Mas aí, vieram outras notícias, e acabei cochilando em frente ao aparelho de tevê. Acordei com a patroa, de camisola, me chamando: “Acorda, Laércio, já é quase uma da madrugada e você aí roncando alto! Vamos pra cama!”

Laércio levanta-se da cadeira do barbeiro, o corte pronto. Passa a escova pelos ombros, limpando alguns fios imaginários.

— Pois é, pra você ver como são as coisas. Eu mesmo acabei não participando da Corrente Mundial da Felicidade.

<><><>

ANTONIO ROQUE GOBBO

Belo Horizonte, 28 de dezembro de 2001.

CONTO #136 DA SÉRIE MILISTÓRIAS

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 10/04/2014
Código do texto: T4763632
Classificação de conteúdo: seguro