GALOPANDO

GALOPANDO

Mal o dia amanhecia, e o sol já ia despontando no horizonte, víamos montado em seu tordilho e garbosamente pilchado o gaúcho fagueiro, galopando e percorrendo, a pradaria do solo campesino, como só ele o sabia fazer.

Diariamente, fazia o mesmo percurso, não levando em conta: fizesse sol ou a chuva impossibilitasse sua jornada.

No inverno, com o vento forte que assolava no rincão gaúcho, portava sua indumentária, seus apetrechos de montaria, não esquecendo do chimarrão e do seu estimado e luzidio facão.

Após léguas percorridas, quando o sol escaldante, podia tostar sua pele, sentava-se à sombra da majestosa paineira e ali,

descansava, sorvendo como só um gaúcho sabe fazê-lo, o seu

delicioso chimarrão.

Ao entardecer, voltava para casa, tirava os arreios do seu tordilho, alimentava-o com a alfafa que era armazenada no paiol, deixava-o livre para a jornada do dia seguinte.

Morava só. Não tinha parentes e nunca havia casado.

Era um errante das coxilhas do Rio Grande Sul.

Parecia feliz, e a solidão dele nunca se aproximou.

Amava a terra que ele, ainda jovem, havia adotado, e o seu tordilho era o seu fiel e legítimo companheiro.

Anos se passaram. Não o viam mais galopar.

O que havia acontecido? Todos se perguntavam, pois a figura do cavaleiro troteando seu cavalo, era ouvida nas cercanias e anunciava o amanhecer e quando o sol estava preste a desaparecer no horizonte.

Resolveram saber o que havia realmente acontecido e foram visitá-lo.

Qual não foi a triste surpresa!

Sentado no alpendre, com a cuia de chimarrão ao seu lado, jazia inerte o valente e intrépido cavaleiro, vigiado pelo seu amigo inseparável o belo TORDILHO ...

CURITIBA, 1/6/2007.

Dinah Lunardelli Salomon

Hanid
Enviado por Hanid em 02/06/2007
Código do texto: T510507
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.