A ELEIÇÃO (CONTO)

Quimerópolis era uma cidade tradicional e ordeira. Os habitantes, pudicos e inclinados à literatura, recitavam, faziam trovas nas praças e escolas públicas. Os mais idosos, adoravam ser " repentistas ", mas sentiam a necessidade de um clube no qual pudessem declamar as poesias e revelar talentos, pois a juventude também prezava pelos bons costumes e a arte...

O prefeito então, reúne os quimeropolitanos no paço municipal, que por sinal era um prédio histórico (ruínas de um antigo colégio jesuíta, porém reformado), para fundarem uma associação, denominada: Associação dos Poetas e Escritores de Quimerópolis - Apeq. Votado o projeto pelos edis, o prefeito Divino Mangabeira Dias, sanciona o mesmo...

Duas chapas candidatam-se à presidência. De um lado, Aricleto Benevides, advogado e professor de Direito numa faculdade particular. Do outro, Rubeval Ântony Dias (juiz da vara de infância e juventude), primo do chefe do Poder Executivo, tendo também o apoio de Divino Dias.

Antes do sufrágio, por um regimento elaborado por todos, inclusive a população, começam os discursos dos candidatos, defendendo e expondo as metas. Discursa primeiro, Rubeval. É aplaudido timidamente pelos munícipes...

Posteriormente, levanta-se Aricleto Benevides, e mesmo antes de abrir a boca, é ovacionado pelos presentes, de pé! Estava clara a vontade popular, mas antes mesmo de iniciar o discurso, Rubeval interrompe o concorrente e os aplausos:

- Epa!!!!! Quero o senhor fora deste conto (A ELEIÇÃO), agora mesmo. Não quero concorrência, pois o protagonista sou eu, primo do atual prefeito. Não me interessa a opinião dos coadjuvantes nem dos antagonistas. Não importa a mim também, a opinião do autor. Se narra em terceira pessoa, como narrador onisciente ou observador. Tampouco, se ele descreve neste conto, personagens planos, esféricos, tipo ou caricatura...

Saindo o concorrente do pleito, inclusive deste conto, a chapa única de Rubeval, toma posse, sendo declarado por unanimidade o primeiro presidente da Associação de Poetas e Escritores de Quimerópolis...

Emadilson de Jesus
Enviado por Emadilson de Jesus em 15/03/2015
Reeditado em 18/04/2024
Código do texto: T5170534
Classificação de conteúdo: seguro