Oceanário de Lisboa*

Tudo parecia tranquilo, intervalo de aula, até aquele convite escancarado no meu e-mail: “Venha conhecer-me em Lisboa! Sou o melhor desmontador de literatura de todos os tempos. Fernando P.” Inquietei-me na hora. Como o “Fernando Pessoa” me conheceu ? Eu nunca conseguir conhecê-lo. São tantas e tantas máscaras, capas para se chegar até ele. Tanto tempo e ainda povoando minhas aulas e meus sonhos.

Não, aquilo era uma loucura, Fernando Pessoa não poderia ser, pois o português Fernando Pessoa (1888 – 1935) foi o maior poeta de todos os tempos, ninguém até hoje conseguiu imitá-lo. Fingi ser mais um spam, desses que invadem a nossa caixa de mensagem, sorri da minha viagem e continuei a navegar...

_ Que lugar maravilhoso! Como vim parar aqui? Quem é você? Espere estou lhe reconhecendo... Onde estou?

_ Prazer, sou Fernando Pessoa! E você está no Oceanário de Lisboa.

_Então estou em Portugal. Mas... mas você é Fernando Pessoa mesmo ou o Álvaro de Campos?

Fernando deu uma gargalhada. Preferiu não responder, deixou-me com aquela pulga atrás da orelha. De repente, encontro-me percorrendo cada espaço daquele lindo lugar com Fernando ao meu lado. Não sei o porquê, mas achei que ele estava querendo me enganar. Naquele momento não era ele quem falava, mas o Álvaro. Principalmente quando perguntei sobre o que ele achava sobre uma carta de amor. Como jovem, aquele assunto me interessava. Com a resposta veio a confirmação:

_ “ Todas as cartas de amor são ridículas. Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas”.

_Ahhhh! Fernando você pensa que me engana? Essa fala não é sua, mas de Álvaro de Campos.

_Garoto esperto. Mas quem é Álvaro senão eu mesmo? Ele é eu, mas eu não sou ele.

Tive que engoli em seco, pois entendia o que ele estava dizendo. Ele era um desmontador literário nato. Ele criou o Álvaro, mas ele não é o que ele criou. Senti que era hora de tirar todas as minhas dúvidas, assim chegaria na sala com uma bagagem pesada e aproveitei:

_ Quem é realmente o FERNANDO PESSOA? A bandeira de Portugal?!

Com uma gargalhada como se fosse a pergunta mais idiota do mundo, ele me responde:

_ Ora, Fernando sou eu.

_Sim, mas quem é você?

_ Sou o que querem que eu seja. Gênio, intelectual para uns, esquizofrênico para outros... Um grande poeta português. Um sonhador, tradutor, jornalista, crítico, empresário, inventor, publicitário, astrólogo, editor e...

_Chega! Parece que você quer me humilhar com tantas profissões... já sei, um criador de heterônimos!

Novamente Fernando Pessoa sorri e complementa tranquilamente:

_ Eu ia dizer “um fingidor”!

Entro em choque, ele estava me desmontando também, fazendo-me um dos seus heterônimos. De repente fico cara a cara com o maior poeta do mundo e ele vem me dizer que é um grande fingidor. Um mentiroso?

_Fernando, você está me dizendo que a sua produção literária é uma farsa?

_De maneira nenhuma, não repita essa asneira nem em sonho. Digo que “ todo poeta é um fingidor”! Como o poeta iria passar um sentimento para seu leitor sem fazê-lo sentir o que deseja que ele sinta? Todos nós escritores fingimos para convencer o leitor? Você já escreveu alguma poesia? Ou você está apenas na prosa para agradar a sua mestra? Se já escreveu sabe do que estou falando.

Agora foi minha vez de sorrir. Como dizer ao grande poeta que aqueles meus rabiscos eram poesias? Bem, como foi ele mesmo que disse sobre o fingimento dos poetas... é só colocar em prática.

_Eu?! Que nada! Entrei aqui de gaiato.

Parece que não fui bem convincente... pois sorrimos juntos. E seguimos caminhado por toda a extensão do Oceanário. Depois de algum tempo ele pega o relógio antigo que tira do bolso, olha as horas, enquanto fico com aquela vontade de exibir o meu smartphone com a biografia dele salva à minha disposição. De vez em quando na nossa prosa, dava uma conferida no meu aparelho se era ele mesmo, Álvaro de Campos, Alberto Caeiro ou Ricardo Reis... que se pronunciava.

Com um pedido de desculpas , Fernando se despede:

_Tenho que apressar-me, caso contrário perco o encontro que marquei com Alberto Caeiro, lá na Torre de Belém.

_ Certo, foi um prazer conhecê-lo em sua cidade, Fernando Pessoa.

_ O prazer foi meu. Só não estendo mais o nosso passeio porque o Alberto é todo metódico, certinho, não tolera atrasos... ele é tão perfeito que eu luto para imitá-lo e não consigo, pois ele é inigualável. Ah, dê lembranças a sua professora! Gostei do desmonte.

_Sei... Ei, espere um pouco! Alberto Caeiro não é você? Fernando ! Fernando!

Ele some de vista. Aposto que estava sorrindo às minhas custas.

***

De repente, meu aluno Fernando Sales Poeta toca em meu ombro e diz sorridente:

_E aí pró, a senhora leu o meu texto sobre Fernando Pessoa que enviei por e-mail? Não me dê bronca, esqueci e abreviei o meu último nome... Será que agora aprendi fazer o desmonte?

Elisabeth Amorim

* conto criado a partir da imagem na internet, como fiz uma viagem, aproveitei dei carona a Fernando Pessoa.

O nosso blog é o "toquepoetico.wordpress. com" se quiser ser mais um(a) colaborador(a), basta-nos enviar o seu texto. Como propagamos a "Literatura das margens" nas escolas, não trabalhamos com textos anônimos.

Elisabeth Amorim
Enviado por Elisabeth Amorim em 25/04/2015
Reeditado em 06/06/2015
Código do texto: T5219435
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.