ALMAS GÊMEAS

A simplicidade compraz com as coisas simples:

Das mãos que acenam o adeus que pode ser o derradeiro;

Das roupas que tremulam penduradas nos varais sob o vento matinal;

Dos quintais onde o galo é o despertar da aurora e núncio da tristeza;

Do fraquejar do sentinela ao tombar o corpo na hora que os olhos pedem descanso;

Nas lavadeiras tagarelas que lavam suas esperanças nas águas límpidas do riacho beira chão;

Nas cadelas que uivam em sinfonia a falta do maestro;

No papo jogado fora pelos idosos sentados nas guias nos fins de tarde;

Na insistência do sinos em martelar, alertando os fiéis que sem penitência não há salvação;

Do brinde dos copos felicitando quem não está presente;

Do reconhecimento de não poder ter e ser aquilo que querias.

A simplicidade é o refino da essencial arte final daquilo que entendem por belo. Na falta dela, as cores descoram, as flores murcham, o sol empalidece, a nascente míngua, o vivo desmorona e a humildade falece.

A simplicidade compraz com as fantasias que a compraz e escritor nenhum está habilitado a descrevê-la em palavras; pois, a simplicidade (se é que ela existe) habita em territórios não vistos pelos olhos e caminha em passos ritmados com a humildade.

Interrogação de uma visão turva e embebedada: “simplicidade e humildade, nesse imenso cemitério humano, diga-me em quais catacumbas as almas gêmeas foram sepultadas? Que tolice é essa minha: simplicidade e humildade somente os mortos possuem, no entanto, estão mortos!

Exercitar a humildade e ser desprendido de valores próprios é um exemplo bastante simples: basta lavar o banheiro da casa do vizinho. Esta lição de afeto, amor e humildade foi difundido por Cristo e mais tarde por Mahatma Ghandi. Segundo os relatos bíblicos, depois de muito andar e pregar, os apóstolos regozijavam as proezas feitas naquele dia. Ao presenciar o alarido e para quebrar com o ego generalizado, Jesus chamou-os e pediu que eles sentassem enfileirados. Pegou uma bacia com água morna e para amenizar a dor, banhou os seus pés cuidadosamente. Admirados e incontinenti, todos fizeram silêncio e reverenciaram o ato simples e humilde que caracterizou para sempre, Jesus Cristo, como bom líder e o maior servidor humano que a humanidade tem conhecimento. Se ele é exemplo a ser seguido, isto é conceito íntimo de cada um.

Duvidosamente, existe uma meia dúzia de homens humildes que passaram a vida inteira na tentativa de facilitar a harmonia do Cosmos, cito Ghandi; em contrapartida, seguramente, existe o resto da humanidade para complicar. Uma das maldições dos Profetas ressalta que o dualismo constante, irreversível e quanto mais tecnologia existente, proporcionalmente é a distância entre os povos. Prova cabal de um dos países pioneiros neste investimento de separatismo entre os povos é o Japão, que está isolado praticamente em sua ilha peninsular! Mas não queiram pensar nisto: usufruam! O detalhe é que ainda não criaram caixão rolante, o que demanda no mínimo quatro homens para empurrar os gênios para o buraco e posteriormente, os amigos chegar terra no olho do sortudo. Amigos simples e humildes servem para isto.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 01/06/2015
Reeditado em 02/06/2015
Código do texto: T5262143
Classificação de conteúdo: seguro