ALZHEIMER X DEMÊNCIA

ALZHEIMER X DEMÊNCIA

E O SONHO QUE ME OCORREU COM UMA ESPÉCIE DE AMNÉSIA, EM POÇÕES E BARRA DA ESTIVA

Tive um sonho estranho e muito confuso, que passo a narrar. Encontrava-me numa das ruas centrais de Poções, quem sabe, bem próxima ao hospital, quando, procurando uma via alternativa para chegar ao meu destino, onde morava meu irmão mais velho, Ernesto, encontrei um homem que me parecia amigo e que me deu atenção e até fizemos um negócio. Muito satisfeito pelo êxito obtido no trabalho que desenvolvia, e que, sinceramente não me lembro qual, o cidadão em questão, com aspectos orientais, despediu-se... Ato contínuo, passei a andar pela rua até que cheguei num ponto que não tinha saída. Um muro com uma espécie de portão, cujo obstáculo continha uma fresta. E olhando pela fresta, para me situar e continuar meu caminho, vi uma mulher que, imediatamente veio ao meu encontrou e quis saber o que eu pretendia por aquelas bandas. Disse-lhe quem era e o que procurava, nada mais que o caminho da casa do meu irmão. Ela mostrou-se entre magoada e nervosa, dizendo-me que tínhamos que ir à delegacia de polícia, pois eu havia espreitado seu quintal. E por mais que eu tentasse explicar, pior ficava. Resolvi, então, atendê-la. Ir à delegacia não me custava, numa cidade que todos me conheciam e logo aquela situação seria esclarecida. Quando andávamos na direção imposta pela mulher, encontramos um conhecido comum, que vinha numa Van, entregando mercadorias, mas de cujo nome não me lembro, nem vem ao caso. Ele parou o veículo, dirigiu-se a mim e a ela com uma saudação, e perguntou-lhe onde morava uma destinatária de uma das caixas que teria de entregar. E ela, imediatamente apontou-lhe o endereço. Ele agradeceu e, voltando-se para mim, perguntou: - E você, amigão, o que faz aqui em Barra da Estiva? A pergunta bastou para que a mulher se desculpasse pelo mal entendido e desaparecesse numa das esquinas, enquanto eu permaneci perplexo e preocupado perguntando-me: o que teria ido fazer em Barra da Estiva, onde não tenho parentes nem aderentes e os poucos amigos que fiz em passado remoto, já morreram ou mudaram-se de lá? Acordei com isso na cabeça, até concluir que meu sonho não passou de uma simulação de amnésia, que o computador da nossa alma nos proporciona em sonhos, como um alerta daquilo que pode bater à nossa porta ou à porta de qualquer pessoa, na vida real. Assim, de uma hora para outra, em qualquer lugar ou circunstância! Uma simulação do Mal de Alzheimer? Quem sabe?

Alzheimer e demência no Brasil

Mais de 1 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência no Brasil.

No mundo, cerca de 44 milhões de pessoas vivem com demência, tornando a doença uma crise global de saúde que deve ser resolvida.

Um diagnóstico de Alzheimer muda a vida da pessoa portadora da doença, além da vida de seus familiares e amigos, mas atualmente há informações e suporte disponíveis.

Não é preciso enfrentar a doença de Alzheimer ou qualquer outra demência sozinho.

Para informar-se sobre a doença que infelicita mais de um milhão de brasileiros, fale com seu médico ou leia dicas importantes no site: http://alz.org/br/demencia-alzheimer-brasil.asp?

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 12/01/2016
Reeditado em 22/01/2018
Código do texto: T5508347
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.