o jovem sabio

Havia a muito tempo atraz, em uma distante regiao da Termenia

uma aldeia de camponeses, nela residia um velho de nome Joah: este veio a se casar com uma joven de nome Heloha: esta teve um filho, que sempre demostrou uma certa sabedoria , desde pequeno. Seu nome era Josf .

Quando ele atingiu a fase adulta , pediu ao pai , que ainda vivia, sua benção para correr o mundo.

O pai com certo temor o abençõou , e recomendando cautela pelos caminhos a percorrer , acrescentou: vai meu filho se este é o desejo de seu coracão, mas não se apresse emsuas decisões, pois encontraras muitas armadilhas em teus caminhos , haja sabiamente, como até então .

Josf colocou um pequeno fardo aos ombros, e partiu.

Na primeira noite longe da aldeia, ele ficou a pensar , como tudo estava sendo interessante : enquanto se aquecia ao calor de uma

fogueira, escutava o som dos animais da noite.

Uma velha coruja piou bem perto: aos poucos foi se aproximando, até que pousou em um galho próximo.

O crepitar da fogueira criava um clima de mistério,alguns sons novos chamaram a atenção, um ruido que provinha do fundo da floresta, e aumentava aos poucos. Lembrando se das recomendações de seu pai , apagou a fogueira , e se pos oculto encima de uma grande pedra. Poucos minutos depois passou por ali, um bando de salteadores, que falavam e gesticulavam ameaçadoramente. Procuravam por quem estivera ali antes.

como o fogo estava apagado e a terra nao deixara rastros, resmungavam um contra o outro .

Como ele pudera escapar , diziam .

Buscaram proximo a extinta fogueira, por sinais que indicassem

por onde a presa havia escapado.

Mas nada encontraram ,pois o inteligente jovem, andara somente sobre as pedras .

Aguardou o jovem até que eles se fossem , desceu da pedra, onde estivera oculto e marcando mentalmente a direção que tomaram, foi na direção oposta, em pouco tempo, chegou a uma planície, onde se erguia uma bela cidade.

Ao chegar diante dos portões da cidade , pode admirar sua imponencia, seus altos edificios se sobresaiam por sobre a muralha que contornava toda a cidade.

Devido a educacão que demostrou diante dos sentinelas nos portões da cidade, não teve dificuldades em entrar nela.

Entrou pelos portais dourados da cidade de kahala , curioso com o que via ; o povo era educado e não tinha aversão a extrangeiros, de modo que foi bem recebido em todos os lugares por onde andou.

Chegou , finalmente a grande praça da cidade: Ali estava reunida uma grande multidão . Um arauto, proclamava em altos brados, uma comunicação real.

O jovem apurou os ouvidos para não perder nenhum detalhe.

A filha do monarca, estava para casar, era um desejo de seu pai. Porém o noivo deveria passar por provas para tanto.

Devido a alta cultura daquele povo, eles não tinham preconceitos quanto a classe social, etnias ou procedencia ,valorizavam acima de tudo o caráter .

Uma extensa lista de pretendentes foi se apresentando.

Mas a medida que iam se fazendo as provas , muitos iam sendo

eliminados , de sorte que logo poucos, sobraram .

O monarca para parecer mais justo, fez um ultimo desejo: que todos tivessem sua chance . Todos os solteiros claro.

Assim o jovem teve sua chance de tambem tentar a sorte.

As provas eram testes de carater e simulações de situações da vida real, decisões em tempo de guerra entre outras.

O jovem sabio ,não teve dificuldade em solucionar intrincados

problemas apresentados, e usando a conciência como guia, foi passando nas provas.

A ultima prova, era diante da bela filha do monarca.

Era uma dificil prova pois era a do coração.

Somente um rival, chegou junto com ele ao fim.

Ambos eram integros em carater, porém a prova do coracão, revelou somente um vencedor.

Ao ver a beleza arrebatadora da filha do monarca, ambos os rivais, ficaram pasmos.

A princesa, observou a ambos, achando certa sinpatia com o jovem; Josf não se intimidou, e fez uma reverência a ela, se curvando levemente.

Seu rival se apressou a imitá-lo , fazendo com certa elegancia, mas sem a sinceridade no coração.

A princesa que era muito observadora,notou que no intimo deles, havia uma grande diferença.Suas intensões divergiam.

Resolveu fazer um teste secreto, com um gesto chamou um pagem, e com um outro gesto ordenou que ele buscasse algo .

Instantes depois o pagem voltou com duas bolsas, ricamente adornadas, de um tecido vermelho. Depositou as bolsas a frente da princesa e ficou atenta.

O jovem sabio, pensou consigo, uma nova prova esta diante de mim , devo escolher sabiamente.

Preferiu não se mover, estava encantado com a princesa , de forma , que o que contivesse as bolsas , não seria tão importante quanto a bela jovem a sua frente.

Porém o rival, era ambicioso , no fundo de seu coração.

Não resistiu a tentacão, e abriu as bolsas.

Haviam dentro delas , inumeras moedas de ouro.

A princesa, se deu por satisfeita, e estendeu a mão para o jovem sabio, falou:

Ja escolhi o meu esposo, ele não se deixou tentar pela cobiça.

E quanto ao outro ,ela falou:

Retire-se com o que tem a mão, e não voltes mais aqui.

Dias depois se realizou o casamento de Josf com a bela Hirminia ; acabou por assumir um elevado cargo de confiança, e mais tarde com a morte do monarca, se tornou o governante daquela cidade, sempre respeitado e querido por seu povo , que sempre o considerou um jovem sabio.