AS TRES PEDRAS

As três pedras

Havia em um distante reino , uma pequena aldeia de camponeses, chamada de Chalinsha.

Seus habitantes , os chalins, eram orgulhosos, crentes que sempre faziam o que era certo.

Tinham uma vida pacata,sem muitos problemas , e por isso se achavam de certa forma ,

superiores a outras aldeias.

Um dia , passando por ali de viagem chegou um velho sábio.

Observou atentamente o povo da aldeia, seus modos,seu proceder.

Então resolveu testá-los.

Colocou, sem que ninguém visse, três pedras dentro de um rico estojo de veludo.

Caminhou por entre o povo reunido na praça da aldeia, e então deixou cair enquanto andava, o rico

estojo.

Alguns viram, se entreolharam, e quando ele se afastou, correram para apanhar a objeto.

Saíram , calmamente como se nada houvesse acontecido, procurando esconder o achado.

Qual foi sua surpresa, ao abrir e descobrir as três pedras .

Ficaram irados, mas logo pensaram: vai que descobrem os outros que alem de pegarmos o que não

era nosso , ainda nos fizeram de tolos. Seriam desmoralizados .

Decidiram então , levar escondido o objeto de volta a praça e deixá-lo por lá.

E logo fizeram.

Nem bem haviam largado discretamente o estojo no solo, eis que outros, vieram e se apoderaram do objeto; E novamente, se sucedeu o que antes houvera.

Como antes estes também deixaram no mesmo lugar.

E assim foi se sucedendo com todos os moradores, jovens e velhos.

Ao final do dia o velho sábio veio até o local , apanhou o objeto e subiu em cima de uma pedra , que ali havia.

E falou aquele povo:

Povo de Chalinsha, hoje vocês receberam um lição, um teste foi feito, e ninguém mais que suas

conciências os julgarão.

E elevou no ar o estojo de veludo, contendo as três pedras.

Todos reconheceram o objeto, mas ninguém se pronunciou; nenhum dos presentes, quis falar e se

denunciar diante dos demais. E por isso todos se calaram.

Um olhava para o outro calado , sem fazer nada; suas conciências já os acusavam.

Saiu então o velho sábio sem ser molestado, pois ninguém queria se trair.

Ficou uma dura lição aquele povo que se julgava tao acima dos outros , tao certo; se descobriram

tao corruptos e dissimulados quanto aos demais.

Isto lhes serviu para fazê-los prestar mais atenção em si mesmos e melhorar seu proceder.