A MACIEIRA ENCANTADA

Uma linda árvore frutífera no meio do bosque, bem copada, já adulta e que não dava frutos.

Conta-se uma história ou uma lenda que uma mulher má (bruxa) tinha tropeçado em sua raiz saliente e machucou seu pé que começou a sangrar. Furiosa e instinto malévolo tocou em seu tronco dizendo:

—Árvore má, você nunca dará frutos, será estéril para sempre, a menos que uma linda donzela adormeça recostada em seu tronco, tire um fino galho de sua copa e diga agradeço pela sua sombra abençoada, que restaurou as minhas forças.

Passaram-se muitos anos e uma linda donzela, visitando o vasto e lindo bosque perdeu-se e desnorteada não achava o caminha de volta. Exausta, recostou sua cabeça numa bonita árvore e adormeceu por um longo período. Acordou reconfortada pelo descanso e logo percebeu que se tratava de uma macieira bela e crescida e tentou encontrar uma maçã para saciar a sua fome e nada encontrou.

Mesmo assim, pensou, vou procurar um outro fruto e para recordação, tirou um delgado ramo de sua copa e usou como tiara de seus cabelos, abraçando a macieira dizendo:

— agradeço pela sua abençoada sombra, que restaurou as minhas forças.

Dizendo essas palavras ouviu um ruído entre as ramagens e viu pequenas flores brancas em todos os galhos e ficou paralisada com tal visão, esfregando os olhos para cientificar-se que não estava sonhando.

Andou alguns passos à procura de algo para se alimentar e em seguida retornou, a árvore estava cheia de maçãs maduras e vermelhas. Comeu algumas frutas e levou várias para sua casa, sua mente estava clara e aliviada, logo encontrou o caminho de volta.

Essa jovem nunca soube que quebrou o encanto da macieira que a mulher má (bruxa) tinha lançado , casou-se com um príncipe e se tornou uma princesa de um reino próximo.

Essa história seria verdadeira ou simplesmente uma lenda dos tempos de outrora?

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 03/03/2017
Reeditado em 26/10/2020
Código do texto: T5929354
Classificação de conteúdo: seguro