Preconizadores da Morte

Oh! Tolos irmãos! Há aqueles que louvam por viver. “A vida é venusta”, dizem. Semeiam amor a quem está longe, pois o amor ao próximo é demasiado simples. Regozijam o canto dos pássaros. Fruem os dias como nunca nem Deus o fizera. Virtuosos eu vos digo que são! Homens rijos e indulgentes. Não Temem a veracidade, assim como não temem a ausência de Deus.

Para vós, porém, tolos irmãos eu vos digo: creiam na morte certa. Creiam no “outro mundo”, um mundo desumanizado. A carne apodrece e a alma eleva-se para o celeste. Abandonem o decrépito corpo. Encontrem o além-mundo.

O imperfeito criador privilegiara o homem. Devemos crer nesse imperfeito fantasma. É deveras difícil faze-lo falar, bem como demonstra-lo. Não percam a fé, porém, tolos irmãos! Ele está entre vós.

– Sacrilégio! Um porco contaminado dirige-nos a palavra, irmãos. Pregando blasfêmias sobre a vida e insultando nosso Deus. Um sacerdote da vida e do sofrimento. Expurgo-te besta! – Disse um tolo irmão.

– Por que me odeias, irmão? Prego-vos a doutrina da renúncia. Santifico-vos a vontade da morte. Creem no imperfeito criador, então que vão cedo encontra-lo.

–Zomba de suas ovelhas. Oh! Sacerdote da vida. Queres leva-las para manducar pastos envenenados. Vomita heresias sobre ausência de Deus e o divino paraíso. Chama-nos de tolos pela crença.

– É mister, nesta abadia, que eu pregue a morte. E assim faço com louvor.

– Queremos que pregue a vida eterna não a vida sofrida! – Grita um outro irmão tolo.

– Pregar a morte, bem como a vida eterna é o mesmo. O que difere é a penas a ilusão. Pergunto-vos, creem no perdão de Deus?

– Deus é santidade, é magnificência, é sublime, é perdão. – Gritam os tolos esparsamente.

– O primeiro homem a quem Deus perdoou o matou. A vilania humana não permite o paraíso. Tiranos somos, imperfeitos somos, criados à imperfeita imagem de Deus. Deus está morto e o paraíso sucumbido.

– Se o perdão de Deus fora seu decesso, não cometamos o mesmo erro. Não há perdão para sacerdotes da vida. Não nos matará com sua tirania. Irmãos cortemos a língua e ceguemos este herege, para que vague mudo em sua própria escuridão. – Ordena o tolo irmão.

Em nome da vontade de Deus vão me condenar, mas Deus está morto. Em nome da vontade própria, sim. Que me venha a escuridão dada de bom grado pelos tolos. Em comunhão, julgando por apetecer e responsabilizando seus fantasmas.

Disseram-me: “O homem foi feito à imagem e semelhança de Deus”. Creio que o contrário é melhor cabido.