Angela

A Minha Angela da Praia da Guarda....da Guarda do Embau,,,,,

Percebi um movimento atípico na frente do prédio onde moro, mas como é uma área central perto das universidades , nem liguei.

Entrei com o carro direto na garagem do prédio, peguei o elevador carregado de sacolas de supermercado –“essa rotina nunca mais acabara!” ,pensei enquanto num esforço típico de final de treino de academia de ginastica eu tentava encostar o dedo de uma das mãos com vários kilos de compras no pequeno “8” do display do elevador...

Ao abrir a porta do apartamento uma suave brisa acariciou meu rosto, e eu não me lembrava de ter deixado alguma janela aberta...

Caminhei até a sala e o que eu vi me deixou em choque, meus batimentos cardíacos triplicaram e um clima de aflição tomou conta de mim....

Minha esposa, sentada no parapeito da sacada, com as pernas pelo lado de fora.

Ela virou , e com um ar sereno me disse ....”oi amor, que bom que chegou”

Assustado, pensei que um descuido, um desequilíbrio, uma pequena vertigem poderia ser fatal, afinal....la estava ela sentada na beira da sacada sem nenhuma proteção há muitos metros de altura do chão...

“Angela, o que esta acontecendo? Sai daí....é perigoso, estas me assutando, desce daí e vem me dar um beijo”, digo pensando somente em criar um clima amistoso e confortável para que ela descesse dali...

“Acho que já estou pronta , Miguel”

“Pronta para que?????” perguntei assustado....

“Para voar”

Foi ai , nesse exato momento que uma quantidade de flashbacks e memórias inundaram meus pensamentos e o tempo, o meu tempo, literalmente parou enquanto eu lembrava de alguns diálogos do passado...de quando éramos só um pouco mais jovens e nos conhecemos na praia onde ela morava com os pais....

Estavamos os dois deitados na areia dura e úmida da praia da Guarda, em Santa Catarina, ,lado a lado, olhando as nuvens quando ele me perguntou....

“Até onde você iria agora se pudesse voar???”

“Eu odeio aeroportos ,check ins, extravios de malas, aviões me dão pânico....porisso prefiro viajar para praias e lugares mais próximos,,,”

“Sim, tudo bem....” ela disse, e completou...” não é disso a que me refiro,falo em voar por seus próprios meios...como anjos, aves....ou tipo o Super Homem”

Ri pensando na possibilidade e prossegui com a brincadeira...”ta certo...posso pensar, mas poderia voar com um paraquedas nas costas ???”

“Não, quero que tu imagines voar como se fosse natural, sem nenhuma proteção, livre pelos ares podendo ir onde bem entender”

“ahhhhh, fala sério” ...ri ....”eu sou do tipo que tropeça em meio fio, em degrau de escada, sou distraído demais, poderia até bater de frente com algum avião”

Ela se sensibilizou com minha falta de criatividade e disse...”realmente, para voar assim...acho que o foco tem que estar integralmente no ato de voar....sem distrações, acho que não te desligarias dos teus problemas no trabalho e isso certamente te faria cair, te puxaria para baixo....entende???”

“Já que não posso voar, vou tomar minha cerveja que esta aquecendo” disse, tentando desviar o assunto....

“Olha pro céu...ve como no céu tudo parece tranquilo....o azul, as nuvens,algumas aves... Imagine se você pudesse ir la para cima voando por conta própria e tocá-lo, inalar a liberdade, olhando para o mundo como um Deus. "

“Acho que tu já ta bêbada , Angela”...gargalhei até....

“Não da bola....to viajando mesmo”, ela disse isso e me deu um longo e profundo beijo na boca ....

Depois disso... já casado há alguns meses, ela me contava de vários sonhos que esteve voando, me contou que sonhava em vestir branco e que grandes asas surgiam do nada nas suas costas e ela voava muito enquanto eu dormia e roncava alto....

Como não pude perceber que ela estava com problemas???? Como não percebi as diversas noites que acordei e a encontrei na sacada , em paz, sozinha olhando para o céu e para as estrelas???? Sera que a loucura tomou conta da mente dela??? Sera que ela acredita mesmo que é possível voar???

Com a voz bem mais suave olhei para seus olhos com ternura e falei...“querida, por favor, desce daí...seres humanos não podem voar!!!”

Numa mistura de raiva e decepção ele me respondeu ...”Tu não sabes de nada...”

“Meu amor” , já chorando digo, “desce daí, vamos conversar, não posso viver sem ti...”

“Não vais viver sem mim.....vou, mas volto em breve...”

Ouço barulhos de sirenes....possivelmente alguém chamou bombeiros, policia, vendo minha mulher sentada no parapeito da sacada do oitavo andar....

“Por favor, não faça isso comigo....eu te amo!”

Então ela se vira inteira para mim, dando as costas para o mundo aberto la fora e em seguida, sua boca se alarga em um sorriso misterioso. "Eu também te amo."

Gritei um “nãooooo” tão alto que eu acho que a minha garganta tinha saido através de minha boca como um estrondo..enquanto assistia seu corpo vestido de branco desaparecer no escuro do céu....

Tentei caminhar até a sacada , mas a dor no meu coração me oprimia, paralisando todos os músculos do corpo..... Tudo se tornou claro demais, em seguida...escuro....

“Senhor....senhor” ouço uma voz distante vir se aproximando como se estivesse falando comigo do fundo de um longo corredor....”senhor”,...ao abrir meus olhos vejo um rosto estranho com uniforme de enfermeiro e mais uma enfermeira com aparelho de injeção nas mãos.....”Onde estou???” perguntei....

“O senhor não esta em casa...esta num hospital...não se preocupe....vamos cuidar do senhor....”

“Onde esta minha mulher???? Como ela esta??? O que aconteceu com ela????”

“Tente se acalmar, o senhor esta em choque...”

“Como me acalmar????....minha mulher acabou de pular da sacada, se matou....”

"Meu Deus..." eu choro...Tento me esquivar da agulha... mas a dor na minha cabeça é tão forte que não pude sequer me mover. Eu quero morrer também. Eu quero parar a dor.

Assim que me dão a injeção, calma e paz correm através de mim ....

“Onde esta minha esposa????”

“Infelizmente sua esposa faleceu...voces voltavam de uma viagem de carro da praia, me parece que ela dormiu na direção e saiu da estrada, capotando o automóvel....mas incrivel como o senhor não teve nenhum ferimento....parece até que seu anjo da guarda trabalhou mesmo pelo senhor....como era mesmo o nome de sua esposa????”

“Angela....”...repetiu pensativo e sobre lagrimas.....”Angela"