Mãe da misericórdia

Numa antiga aldeia camponesa na idade média, um rei cruel ordenou aos moradores de sua terra, que matassem seus filhos pequenos, ou suas casas seriam queimadas, pois a majestade temia que essas crianças se tornassem cavaleiros vingativos. O tempo passou e ninguém teve coragem de tirar a vida de seus filhos, enfurecendo o rei, que imediatamente pede aos soldados que assassinassem os bebês por golpes de espada e incendiassem suas velhas casas de palha seca. Infelizmente, a tragédia foi devastadora, e uma única criança foi salva por uma senhora. Segurando o menino nos braços, observa os corpos carbonizados e mutilados por golpes de lanças afiadas. Vinte anos se passaram e o menino tornou-se um bravo cavaleiro e prometia vingar a morte de todos, porém, quando treinava escondido na floresta, próximo á uma linda cachoeira de águas claras, repara a figura de uma estátua atrás das pedras ásperas.
Aproximou-se e acaba se deparando com a bela imagem de nossa senhora de pele branca e olhos azuis, não sabia de onde tinha vindo aquela sagrada imagem. Ignorou a santa, e retornou para a aldeia, somente pensando em vingança. Certa noite, esse jovem avista um guarda bêbado, caído no chão terreno, segurando uma garrafa de vinho tinto, falando coisas sem sentido. Aborrecido, o rapaz retira sua espada e mata o soldado sem misericórdia humana, e logo em seguida jogou seu corpo no rio, para que não descobrissem o assassinato.
No dia seguinte, ele vai á cachoeira treinar novamente, mas lembrou-se de nossa senhora e curioso foi vê-la. No entanto, descobre que lágrimas de sangue escorria dos seus olhos azuis, assustado, enchugou a santa, mas inexplicavelmente o sangue não parava de jorrar, emocionando o garoto que ajoelhando-se diante dela, chorou intensamente, arrependido de ter matado aquele homem. Voltou para casa e largou suas armas no riacho deixando que a correnteza levasse o seu ódio e sofrimento para sempre, chegando a abraçar os soldados, inclusive o próprio rei, que fica confuso com sua atitude. O nobre cavaleiro retornou á floresta para agradecer a estátua. Mas a surpresa maior, foi reparar que não existia nenhuma imagem atrás das pedras, pois o amor estava sempre no seu coração...
Alexandre S Nascimento
Enviado por Alexandre S Nascimento em 13/08/2007
Reeditado em 26/09/2016
Código do texto: T605174
Classificação de conteúdo: seguro