ONIROMANCIA

Oniromancia.

Alguém sabe o que é isto?

É a ciência que interpreta os sonhos e vem de um tempo remoto da história...

Preciso urgentemente de quem seja um especialista nesta arte.

Sonho demais.

Se sonhasse somente acordada seria mais fácil.

Mas sonho mesmo, dormindo, e acordo com indagações e reflexões que os sonhos me trazem.

Sonho diariamente, sonhar já faz parte da minha rotina, como comer ou dormir; eu sonho. E não há um botão que desligue esta função.

Você perde uma refeição quando está extremamente atarefado. Dificilmente acontece o mesmo comigo em relação aos sonhos. Raro ter uma noite de sono e não sonhar. Os sonhos me fazem falta, o dia que não sonho parece que já acordo com a sensação de estar faltando algo. E as vezes me surpreendo no meio da tarde quando um pensamento ou uma palavra parece ativar a memória e o sonho que eu tive surge repentinamente.

Até aí tudo bem, por mais que eu tenha ficado conhecida como a "sonhadora" da família. Como pode uma pessoa sonhar tanto? Eu sonho.

Tanto que desenvolvi um diário de sonhos. E ao longo dos anos pude observar uma grande quantidade de sonhos que são considerados premonitórios. Daí a necessidade de me aprimorar, preciso achar alguém que tambem tenha interesse no assunto. Acontece de eu sonhar e ter várias interpretações para um mesmo sonho, só consigo achar a exata depois que um fato acontece que o exemplifica.

E a facilidade em sonhar com pessoas que eu não conheço, nunca vi, e descreve-las?

Seriam estes sonhos premonitórios?

Relatarei alguns sonhos, que nem são assim tão surpreendentes, mas que exemplificam ao que me refiro.

Eu trabalhei em uma loja. Sonhei que o pai de uma amiga de trabalho falecia e que não tinham dinheiro para fazer o enterro dele, faziam uma espédie de vaquinha para que o enterro fosse realizado.

Tres meses depois, o homem morre e foi mesmo necessário passar uma lista para que o enterro se realizasse, visto que a familia era muito pobre. E a minha colega ficou horrorizada por eu ter "visto" isto antes: "tu é uma bruxa, por favor...não sonha comigo não!". Já cansei de ouvir esta frase, como se tivesse algum botão que eu pudesse desligar prá não sonhar!!!

Mas eu sonhei com ela novamente. Desta vez sonhei com ela e com uma criança, uma menina. E também ela em breve apareceu grávida....e foi uma menina.

Outro sonho. Este foi com o meu marido. Sonhei que via ele conversando com uma mulher de cabelos curtos e avermelhados, com uns 60 anos mais ou menos, mas de boa aparência, parecia ter menos idade. No sonho estavamos perto de uma janela. Eu olhava pela janela e via um mar lindo perto da casa, com agua limpa e clara. Eu era uma mera espectadora no sonho, os personagens eram ele e a mulher. De repente eu olhava de novo pela janela e via uma agua já estagnada e podre...que desta vez estava na parede da casa, como se a maré tivesse subido até ali. E via tambem um único pé de um tenis, um tenis rosa, que pela cor e pelo aspecto só podia ser de mulher. dentro havia um pé, como se o corpo tivesse sido jogado ao mar e aqueles fossem os restos. Eu contei prá ele o sonho e descrevi a mulher. Ele confirmou que pela descrição era a patroa dele. Eu disse que sentia que ela ia morrer, o pé...que simbolizaria os caminhos interrompidos exemplificava isto e a agua podre, algo que se decompos e que só descobririam tarde demais. Dito e feito, desta vez acho que foi em menos de tres meses que o resultado veio.

As vezes os sonhos são claros do tipo de eu ver a pessoa envolvida, em outras são fatos em que as pessoas me são desconhecidas, mas que depois acontece o fato em si com pessoas que conheço. O que estes sonhos pretendem me mostrar? Qual a utilidade de sonhar coisas que ainda não aconteceram uma vez que eu nada posso fazer para modificar a situação? Quando se aplica a mim eu até evito certas coisas, mas com as outras pessoas eu não posso interferir e em alguns casos nem posso contar.

Eu estava fazendo um curso. No primeiro dia fiz amizade com uma pessoa, dividimos o taxi na volta prá casa, foi só. Sonhei com ela e com uma situação que estava se desenvolvendo na família dela, com uma casa que eu consegui descrever. Na aula seguinte eu relatei o sonho e ela ficou boquiaberta, pois era tudo real...e me agradeceu muito por ter contado o sonho pois sem querer nele havia uma resposta que ela estava precisando. Eu até hoje não sei o que era, mas prá ela fez sentido muito maior do que prá mim, é logico que teria que fazer. Mas o sonho foi rico em detalhes, havia familiares, filhos e eu não sabia nadinha dela...como pode?

A medicina não explica isto, a psicanálise não alcança esta visão dos sonhos, são delírios....

Mas o fato é que só acreditamos naquilo que vivenciamos. E eu vivencio isto a cada dia. Não tenho sonhos premonitórios todos os dias, mas eu costumo sonhar com uma frequência muito grande com fatos que realmente ocorrem. Não sao meras fantasias, são reais. E não há nada que eu possa fazer para modificar isto. Simplesmente faz parte de mim, eu sou esta sonhadora. Tenho que me aceitar assim.

Para Freud, os sonhos são o resultado complexo da atividade psíquica humana com a função de satisfazer desejos inconscientes e elaborar conflitos reprimidos (principalmente de natureza sexual).

Decifrar os significados das imagens dos sonhos é a chave para se conhecer o estado mental do indivíduo, entender as razões e origens de doenças e sofrimentos psicológicos.

Preciso de quem me ajude a decifrar este tipo de alcance dos meus sonhos, nem Freud explica....